icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Planeta mais raro do universo pode ter sido encontrado

POR Bruno Dias EM Curiosidades 11/09/20 às 15h54

capa do post Planeta mais raro do universo pode ter sido encontrado

O universo é vasto e misterioso. Esse vácuo, conhecido como espaço, é ainda uma grande incógnita para os seres humanos e esconde segredos inimagináveis. Mesmo com todo o avanço tecnológico, a lista de planetas e exoplanetas conhecidos por nós não vai muito além de nossa galáxia, a Via Láctea. E sabemos, por exemplo. que o maior planeta em nosso sistema solar é Júpiter.

Mas a pesquisa de astrônomos no espaço não para. E um sistema planetário foi encontrado na ponta de "rion. Ele poderia deixar Tatooine, que é o planeta com dois sóis fictício de Star Wars, no chinelo se comparado com ele.

O raro sistema com três estrelas que foi descoberto é chamado de GW Orionis (GW Ori). Nesse sistema, duas das estrelas orbitam uma a outra no centro. E a terceira, a centenas de milhões de quilômetros de distância, orbita as suas outras duas irmãs.

A descoberta desse sistema foi feita por conta dos seus três anéis brilhantes de poeira e gás que formarão planetas. Tanto um estudo como uma análise mais detalhada que foram  publicados recentemente descobriram que pode existir um planeta jovem ou em formação nesses anéis de poeira.

A existência desse planeta explicaria a instabilidade no anel interno. E segundo os cientistas, ele também seria o primeiro planeta já encontrado em um sistema com três sóis.

"Nossas simulações mostram que a atração gravitacional das estrelas triplas por si só não pode explicar o grande desalinhamento observado nos anéis. Achamos que a presença de um planeta provavelmente esculpiu uma lacuna de poeira e quebrou o disco onde os anéis interno e externo se encontram", disse Nienke van der Marel, astrofísica da Universidade de Victoria no Canadá, e coautor da pesquisa.

Anel

A maioria dos sistemas planetários do universo são feitos de estrelas binárias, ou seja, duas estrelas que orbitam um baricentro comum de massa. E de acordo com um estudo recente, até o nosso sol pode ter tido um irmão perdido que foi ejetado para além de Netuno.

Já os sistemas de estrelas tripas, como o GW Orionis, são menos comuns porque a atração gravitacional combinada de três sóis pode ser uma coisa difícil de se conciliar. Isso porque, se a massa da terceira estrela e a distância do outro par não estiverem corretas, a estrela pode facilmente ser expulsa do sistema e viajar pelo espaço interestelar. Tudo isso de acordo com as conclusões de um estudo de 1994.

Até mesmo quando as três estrelas estão alinhadas a combinação da sua gravidade pode levar a efeitos bizarros. Em nosso sistema solar, cada planeta fica dentro de um único disco de gás e poeira. E cada planeta orbita em  uma área relativamente plana alinhada com o sol.

Em GW Ori, são três anéis diferentes de poeira que orbitam em  torno do centro do sistema planetário. E nenhum deles está alinhado com a órbita das três estrelas. Além disso tudo, o anel mais interno do sistema é totalmente desalinhado com os dois anéis de fora. E ele se projeta na diagonal para fora do plano, parecido com um navio afundando.

Mistério

De acordo com os cientistas, o mistério ao redor disso pode ter a solução em um planeta ainda não descoberto que estaria exatamente no local  onde os anéis interno e externo do disco rompem.

"O anel interno contém poeira suficiente para construir 30 Terras, o que é suficiente para um planeta se formar no anel", afirmou o principal autor do estudo e professor de astrofísica Stefan Kraus, da University of Exeter na Inglaterra.

Esse planeta teria uma órbita ao redor das três estrelas que formam o núcleo do seu sistema planetário. Coisa que é diferente de tudo que já foi observado até o momento. Diferente de todos os exoplanetas esquisitos já encontrados. Mas até o momento não existem muitas evidências. Especialmente, de que o planeta exista além de uma sugestão.


Próxima Matéria
Via   Iop science  
Imagens Hypescience
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest