• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Pombo constrói ninho com flores do Memorial de mortos em guerra e o resultado é fascinante

POR Cristyele Oliveira    EM Compartilhando coisa boa      12/11/19 às 12h54

Geralmente, pombos são animais incômodos, que causam aversão em muitas pessoas. Mas eles são animais dóceis, que não querem fazer mal a ninguém, e estão apenas vivendo a vida deles. Às vezes até fazendo arte, e uma bela arte, como é o caso desse pombo australiano.

Desde o começo do mês passado, a equipe do Memorial de Guerra da Austrália, em Camberra, percebeu algo incomum. Há algum tempo, as flores do túmulo de um solado não identificado estavam sumindo uma por uma. Ninguém sabia explicar o que estava acontecendo com as flores, e quem estava as tirando do túmulo. Levou mais de um mês, para descobrirem quem era o tal culpado. E para a surpresa de todos, o tal "ladrão" de flores era um pombo. O pássaro estava colhendo as flores da tumba para construir um lindo ninho vermelho, no topo da catedral. Outro detalhe curioso, é que a descoberta do ninho de flores coincide com as comemorações do dia da lembrança na Austrália, que é comemorado no dia 11 de novembro.

O ninho do pombo

Recentemente, a equipe de funcionários do Memorial de Guerra registram um belo ninho de papoulas, roubadas da tumba de um soldado desconhecido. O arquiteto, por trás desse ninho especial, é um dos vários pombos que vivem nas redondezas do memorial.

Os responsáveis pelo memorial de guerra, disseram em entrevista ao jornal Sydney Morning que o vitral escolhido pelo pássaro coincide com o de um soldado ferido, que ficou conhecido no memorial. Esse que serve como símbolo da "resistência" dos soldados australianos. O ninho de flores ao redor tem sido visto como um "lembrete do vínculo poderoso entre homem e mulher".

Hoje, os pombos podem até ser considerados pássaros muito desagradáveis. Mas o fato é que esses animais foram muito úteis e grandes aliados durante as guerras. Detalhe que é comprovado por registros históricos.

Pombos

"Particularmente nas primeiras guerras, a comunicação era realmente difícil. A tecnologia sem fio estava em sua infância absoluta na Primeira Guerra Mundial e os fios telefônicos foram quebrados na fogueira na Frente Ocidental. Portanto, os pombos foram particularmente úteis na guerra quando havia dois homens tentando receber uma mensagem de onde eles estão de volta à linha de trás. Um pombo pode passar por isso às vezes quando nada mais pode", explica o historiador, Dr. Meleah Hampton.

Tanto que, durante a Segunda Guerra, 32 pombos foram honrados com a Medalha PDSA Dickin. Em suma, trata-se de uma honraria oferecida a qualquer animal, que presta serviço e devoção ao dever.

Um dos exemplos mais memoráveis desse reconhecimento a um pombo e seus serviços de guerra, é o chamado "Visão Branca". Esse pombo recebeu a tal medalha por "entregar uma mensagem em condições excepcionalmente difíceis, e assim, contribuiu para o resgate de uma tripulação inteira enquanto serviam em outubro de 1943.

Enfim, habilidades de pombos à parte, o que você achou do ninho feito de flores feito pelo pássaro? Conta para a gente nos comentários e aproveite para compartilhar com os seus amigos.

Próxima Matéria
Via   Bored Panda  
Imagens Bored Panda
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+