• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Por conta do coronavírus, robôs substituíram esses estudantes em sua formatura

POR Erik Ely    EM Ciência e Tecnologia      14/04/20 às 22h36

Já que não podemos fazer festas ou aglomerações por conta das medidas de isolamento social, esses estudantes encontraram uma forma um tanto quanto inusitada para fazer sua cerimônia de graduação. Dessa forma, robôs substituíram esses estudantes em sua formatura no Japão.

Assim, avatares vestindo beca e capelo foram operados remotamente e participaram da "primeira cerimônia de graduação online do mundo". De fato, eles não precisam sair de casa e ainda puderam comparecer. Além disso, depois que essa pandemia chegar ao fim, esses robôs podem ser úteis para um série de outras atividades.

Primeira cerimônia de graduação online do mundo

Por conta da pandemia do novo coronavírus, que se alastra cada vez mais pelo Japão, muitas pessoas tiveram que interromper suas atividades e permanecerem em isolamento social. Mas essa determinação não impediu que a formatura de um grupo de alunos do Japão fosse arruinada. Tudo porque, usando robôs de telepresença, os Newme, estudantes da Universidade Business Breakthrough, em Tóquio, puderam ter uma cerimônia completa enquanto respeitavam as medidas de quarentena.

Dessa forma, robôs vestindo beca e capelo foram operados remotamente. Com isso, os estudantes puderam participar da "primeira cerimônia de graduação online do mundo". Pelo menos, foi assim que os organizadores nomearam o evento. Assim, cada um dos quatro avatares era equipado com quatro rodas. Desse modo, os "estudantes" puderam se movimentar livremente pelo local. Além disso, um tablet, inserido na altura do rosto, fez com que tudo pudesse ser visto e transmitido.

Quando cada um dos estudantes era chamado para pegar seu diploma, aparecia o rosto do graduado que o operava. Depois disso, o robô ia em direção ao presidente da instituição, Kenichi Ohmae. Em seguida, ele colocava os diplomas em compartilhamentos acoplados nos robôs. "É uma experiência completamente nova receber um certificado em um espaço público enquanto eu estou em um lugar privado", disse o formado Kazumi Tamura, depois de receber seu diploma virtualmente. Por mais que eles não tenham saído de lá com o canudo, a iniciativa é algo bom de se ver durante um período tão caótico, quanto a pandemia de Covid-19.

Novas formas de participarmos de uma formatura

Por mais que essa seja, de fato, a "primeira cerimônia de graduação online do mundo", podemos dizer uma ideia parecida já foi feita antes. Também por conta das medidas de isolamento social, estudantes chineses fizeram sua formatura dentro do mundo de Minecraft. Contudo, essa ação foi muito menor e envolveu apenas os estudantes e não os professores.

Conforme vamos vivendo nessa rotina de quarentena, pode ser que medidas semelhantes se tornem cada vez mais comuns de serem vistas. Já que, em poucos meses, escolas, fábricas e comércios foram fechados. Assim, comemorações como aniversários, chás de revelação, e agora, formatura, também estão tendo que ser feitas de modo virtual. Contudo, se depender da criatividade de alunos como esses, sempre teremos soluções para os problemas como esse. E claro, depois dessa formatura, podemos imaginar que esses robôs vão se tornar populares para reuniões indesejadas ou sempre que não quisermos sair de casa para fazer algo.

Próxima Matéria
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+