• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Por isso que a NASA suspeita que a vida em Marte esteja escondida no subsolo

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      21/02/20 às 18h10

Desde que o homem foi à lua, as expedições e explorações do espaço sempre pairaram a humanidade. A NASA, em seu sexagésimo aniversário, anunciou alguns de seus objetivos para os próximos anos. Ela quer colocar de volta o homem na lua, nos próximos 10 anos, e também mandar pessoas para Marte. Mas, mesmo com esse anúncio da NASA, não significa que os seres humanos estejam prontos para irem até o planeta vermelho.

Segundo a Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), a viagem à Marte teria um impacto muito grande, na saúde dos astronautas que a fizessem. Mas essa é uma ambição que a agência espacial não desiste de ter.

Os humanos sonham em ir para Marte, praticamente desde quando o planeta foi descoberto. A NASA diz que não deve demorar tanto para enviar uma missão tripulada. Enquanto isso, empresas privadas estão correndo contra o tempo, para apresentar planos cada vez mais audaciosos para chegar no planeta. E o entusiasmo do público, pelo Planeta Vermelho, parece nunca diminuir.

Mesmo com todas as expedições, ainda se sabe muito pouco sobre Marte. Ele é o segundo menor planeta do sistema solar, tendo apenas 10% da massa da Terra. O planeta também tem a montanha mais alta conhecido de todo o sistema solar.

Vida fora da Terra

Além da curiosidade para conhecer outros planetas, sempre nos perguntamos se existe vida fora do nosso próprio. Várias foram as missões feitas com esse objetivo. Muito se especula sobre Marte, e como ele pode ser o lar de alienígenas. Estudiosos buscam, desde sempre, evidências de que há condições de manter vida no planeta, mesmo que leve milhões de anos.

E com os avanços da tecnologia, as expedições ficam mais sofisticadas nessa busca, por vida extraterrestre. A NASA está com planos de lançar, no meio desse ano, o veículo espacial mais sofisticado para Marte. Se tudo der certo, esse veículo enviará amostras de Marte de volta para à Terra.

Uma das coisas esperadas desse veículo é que ele colete novas evidências de vida, seja ela viva ou extinta. Em uma conferência recente sobre astrobiologia em potencial em Marte foi visto que, quase todas as pessoas, que estavam na conferência, pensam que se realmente existir vida no Planeta Vermelho, ela deve estar no subsolo.

Lugares

Na conferência Mars Extant Life, Vlada Stamenkovic, o cientista de pesquisa do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, também apoiou a ideia de que se realmente existir vida em Marte ela estará provavelmente abaixo da superfície.

"A superfície de Marte é um ambiente muito oxidante e com muita radiação, onde a água líquida não é realmente estável, por um longo período de tempo", disse.

"É o pior lugar para procurar locais de vida em Marte", continuou.

Para essa procura, alguns cientistas dizem que é preciso haver uma construção de robôs ágeis, que consigam explorar os sistemas de cavernas existentes em Marte. Mas esse projeto seria extremamente complicado.

Uma coisa mais realista, segundo Stamenkovic, seria que a NASA mandasse equipamentos, que seriam capazes de detectar águas subterrâneas e produtos químicos, que podem ser associados a uma possível vida.

Mas para que consigamos explorar a superfície de Marte, talvez, ainda tenhamos que esperar que os planos da NASA, de enviar humanos ao Planeta Vermelho, se concretizem. Atualmente, esse envio de pessoas está marcado para a década de 2030.

Próxima Matéria
Via   Futurism  
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+