icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Por que a Lua está se afastando da Terra?

POR Ultra Curioso EM Ciência e Tecnologia 29/09/15 às 20h16

capa do post Por que a Lua está se afastando da Terra?

Sendo o único satélite natural da Terra e o quinto maior do Sistema Sola, a Lua é alvo de poemas e estudos científicos desde que se formou a civilização, e não é a toa. O astro interfere de um jeito totalmente incrível na Terra, e não para de surpreender.

Estima-se que a formação da Lua tenha ocorrido há cerca de 4,5 bilhões de anos, pouco tempo após a formação do nosso planeta azul. A hipótese mais provável de sua formação, é que ela tenha se originado a partir de detritos de um impacto de gigantescas proporções entre a Terra e um outro corpo celeste.

Fenômenos como a alta ou a baixa das marés são influenciados pelas fases que a Lua apresenta (cheia, minguante, nova e crescente), e o astro se mantém "preso" à Terra devido a força gravitacional que nosso planeta  exerce sobre o mesmo. Entretanto, um estranho acontecimento vem sendo alvo de intensas pesquisas e temores: a Lua está se afastando da Terra.

Foi constatado que a Lua está 18 vezes mais longe da Terra do que quando a mesma se formou, há bilhões de anos atrás, o que é algo extremamente preocupante. Mas por que isso aconteceu e está acontecendo? Por que a Lua está se afastando da Terra?

Segundo a pesquisadora Margaret Ebunoluwa Aderin-Pocock, membro do Departamento de Ciência e Tecnologia do University College de Londres, a Lua está se afastando do nosso planeta a uma velocidade incrível e assustadora de 3,78 centímetros por anos! Esse número foi descoberto graças ao pouso na lua da missão Apollo, da Nasa, entre 1969 e 1972.

Em três das missões que foram feitas, os astronautas deixaram no satélite unidades retro-refletoras cheias de pequenos espelhos que permitem disparos de raios laser em direção a essas unidades refletoras, para manter um registro exato de o quanto a Lua está se afastando.

Ao longo das pesquisas, constatou-se que o afastamento da Lua está acontecendo devido à fricção entre a superfície da Terra e a enorme massa de água que está sobre ela e faz com que ao longo do tempo o globo gire mais lentamente. Uma vez que nosso planeta e a Lua são unidos por uma espécie de "vínculo gravitacional". Ou seja, à medida que o movimento da Terra diminui, o da Lua acelera e faz com esta vá se afastando.

Esperemos para que ainda leve milhões de anos para que a Lua se desprenda totalmente da Terra (o que vai acontecer de qualquer jeito!). Até porque, quando isso acontecer, haverá um verdadeiro apocalipse: gravidade alterada, tsnunamis frequentes em todo mundo ou "retrações" das marés, um verdadeiro caos na natureza!

Uma vez que as fases da Lua influenciam nas cheias das marés (a influência lunar provoca correntes marítimas que geram duas marés altas (quando o oceano está de frente para a Lua e em oposição a ela) e duas baixas (nos intervalos entre as altas) através da força gravitacional), quanto mais ela se afastar mais 'descontrolado' ficará o oceano.

Tsunamis começarão a deixar de ser catástrofes raras e passarão a ser normais em boa parte do mundo. Já em outras, o mar vai literalmente se retrair - deixando descoberta uma gigantesca área de areia. Além do mais, as noites seriam mais curtas e escuras (uma vez que veríamos menos a luz do sol refletida na lua).

Com todas as alterações climáticas e naturais que viriam ocorrer com um temido afastamento total da lua, o ser humano teria apenas um provável destino: a extinção.

Fonte: BBC

 


Próxima Matéria
avatar Ultra Curioso
Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest