• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Por que algumas aves voam em formação de ''V''?

POR Diogo Quiareli    EM Mundo Animal      05/12/19 às 15h28

O mundo animal consegue nos surpreender muito mais do que podemos imaginar. O comportamento dos mais diferentes seres causam intriga em nós, seres humanos, por diversos fatores. Alguns agem de formas muito racionais, provando que possuem uma inteligência mais elevada do que muitos outros, até mesmo de sua categoria. Outras cosias que chocam são os comportamentos amigáveis e, digamos que humanitários, desses animais. Muitas vezes nos deparamos com vídeos ou imagens de algum bicho salvando outro, de outra espécie, até mesmo predadores ou, como mais choca, seres humanos. E falando em surpresas, não podemos nos esquecer das aves, que são seres extremamente inteligentes e com muitos segredos.

Assim como podemos observar o comportamento de leões, ursos e macacos na natureza, nos surpreendemos com algumas coisas por parte das aves. O método de caça dos animais selvagens chamam a atenção de vários cientistas e demais estudiosos do meio. A camuflagem do camaleão também é algo muito intrigante. A formação das teias de aranha, comunicação entre os peixes e vários outros. É uma lista sem fim. No entanto, o que talvez mais admiramos é a formação das aves na hora de voar. Porque alguns pássaros costumam voar no formato de "V"? Pensando um pouco sobre isso, resolvemos buscar a resposta e trazer para você, caro leitor. Confira.

Porque as aves voam no formato "V"?

Algumas espécies de aves, como cisnes, gansos, gruas, pelicanos e flamingos, costumam voar diferente. Esses pássaros voam de forma apertada, em formato de V. Enquanto isso, os outros voam juntos, mas em bandos mais livres. De acordo com os cientistas, essas formações em V auxiliam os pássaros na hora e voar. As aves conservam sua energia, visto que cada um voa ligeiramente à frente do outro. Isso proporciona menos resistência ao vento. Essas informações foram dadas pelo site Little Life's Mysteries.

Para manter a justiça, os estudioso afirmam que as aves ainda revezam a liderança. As que se cansam, se deslocam para trás. A idade, sexo e tamanho também determinam quem vai liderara formação das aves. Em um bando de adultos e juvenis, os mais novos não tomam frente. Isso porque são menos capazes de manter altas velocidade quando estão na liderança, assim retardam o grupo inteiro para baixo. Isso foi concluído após um estudo realizado por pesquisadores suecos na edição de janeiro de 2004 da revista Behavioral Ecology.

Os pesquisadores ainda definiram que os pelicanos, que costumam voar na formação do grupo, batem as asas com menos frequência. Essas aves ainda têm menos batimentos cardíacos do que aquelas que costumam voar sozinhas. Sendo assim, as aves que fazem voos em formato de V conservam por mais tempo sua energia. Eles possuem também mais resistência para fazer longas viagens. A formação em V também melhora a comunicação e a coordenação do bando. Isso porque permite que as aves se orientem melhor e acompanhem sua rota de forma mais direta.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é muito importante para nós.

Próxima Matéria
Via   Science Mag     Terra  
Diogo Quiareli
Geminiano, 25 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+