icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Por que algumas pessoas perdem a memória depois de beber?

POR Magno Oliver EM Ciência e Tecnologia 02/01/17 às 15h16

capa do post Por que algumas pessoas perdem a memória depois de beber?

Você sabia que mentir no Facebook corrompe suas memórias reais? Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já explicamos para você quais são os motivos.

A bebida alcoólica é a preferência do brasileiro. Segundo uma investigação feita em 28 países do mundo pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o objetivo de medir a prevalência de transtornos mentais na população chegou a um dado surpreendente sobre o consumo do álcool.

Segundo os dados da pesquisa, "enquanto o consumo per capita anual de bebida alcoólica na França é de 18 litros por pessoa, no Brasil ele está abaixo de 8 litros.

No entanto, a taxa de abuso e dependência aqui é de 4%, enquanto que entre os franceses é de apenas 0,8%. 86% dos entrevistados haviam consumido ao menos 1 dose de bebida alcoólica na vida e 56,2% consomem regularmente(pelo menos 12 doses em 12 meses)."

E entre um gole e outro, muita gente acaba ficando de ressaca e até esquecendo do que fez enquanto tomava um porre. É a famosa perda de memória depois de beber. Por que algumas pessoas passam por isso?

Pesquisadores examinaram 24 pessoas - 12 mulheres e 12 homens, em que metade tem perda de memória recorrente quando bebe e a outra parte não.

E o estudo, que foi publicado pela revista médica "Alcoholism: Clinical & Experimental Research", concluiu que "a falta de memória causada pelo álcool não depende só da quantidade de bebida consumida.[...] Os apagões na memória variam de pessoa para pessoa".

Após testes feitos com a memória das pessoas, eles mapearam as imagens do cérebro de cada uma e concluíram que algumas são propensas a apagões  por conta de diferentes padrões no fluxo sanguíneo e na atividade dos neurônios, quando álcool é consumido.

A autora do estudo, Reagan Wetherill, da Universidade da Califórnia, em San Diego(EUA), conta, em entrevista publicada no portal G1, que "só porque seu amigo consegue ingerir uma certa quantidade de bebidas, e, aparentemente, continuar se comportado bem, não quer dizer que você ou qualquer outra pessoa consiga."

Os jovens são os mais afetados

A pesquisa ainda trouxe um dado surpreendente em relação aos jovens. Segundo o texto, "cerca de 40% dos estudantes universitários sofrem com os apagões de memória quando bebem, e até se expõem a riscos como dirigir ou fazer sexo sem segurança."

Você bebe e tem perda de memória recente ou se esquece completamente do que fez no rolê? Mande seu comentário para gente!


Próxima Matéria
avatar Magno Oliver
Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest