icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Por que algumas pessoas tem a língua branca?

POR Júlia Marreto EM Ciência e Tecnologia 27/01/17 às 16h03

capa do post Por que algumas pessoas tem a língua branca?

Depois de escovar os dentes, você olha sua língua no espelho e percebe que ela está um pouco pálida, sem aquele rosado habitual. Muitas vezes é fácil identificar a razão dessa coloração, que pode ser um sintoma de um processo infeccioso, mas isso nem sempre acontece.

Para quem não sabe, existe um método de diagnóstico baseado na observação da língua, esse processo se chama glosodiagnosis e é utilizado na medicina tradicional chinesa. Observa-se tanto a cor quanto espessura da língua, além de anormalidades no revestimento do apêndice lingual ou a saburra.

Precisamos lembrar que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina a aqueles que se interessarem e/ou identificarem.

Chama-se saburra a camada esbranquiçada que geralmente se forma sobre a língua, geralmente consiste em bactérias inofensivas, células velhas e restos de alimentos. Mas nem sempre esse é o caso, e a saburra pode indicar problemas de saúde.

A má higiene oral é a razão mais comum. Os especialistas recomendam a escovação suave da língua, pelo menos uma vez ao dia. Assim, a pessoa evita que as células mortas se acumulem, a cor esbranquiçada, o mau-hálito e aquele sabor desagradável.

Agora, se você mantém uma higiene bucal correta, mas sua língua continua esbranquiçada, e não tem qualquer problema de saúde, pode ser um reflexo de mudança em sua alimentação. Se você possui uma dieta muito líquida, é possível que se forme saburra lingual, já que, habitualmente, são os alimentos sólidos que passam por sua língua que contribuem para a retirada de células mortas.

A Candidíase oral, é uma infecção da mucosa da boca, que primeiro se manifesta como pontinhos brancos e quando a infecção se intensifica formam-se placas de cor branca, tanto na língua quanto nas mucosas bucais. A maioria das pessoas possuem Candida Albicans - uma espécie de fungo, que não é ofensivo à saúde humana - mas, pode acontecer de a imunidade do organismo baixar, ou quando se ingere antibióticos, que faz com que o número desses germes aumente e seja necessário tratamento médico.

A língua branca soa como um dos sintomas mais comuns quando se sofre de gastrite ou outro problema estomacal. Se esse é o caso, além desse sintoma, a pessoa irá notar que sua barriga está inchada, sente dores no estômago, em alguns casos até náuseas e diarreias. Nessas situações, o certo a se fazer é buscar um médico. Uma vez que o problema estomacal esteja resolvido, a língua voltará a sua cor naturalmente saudável.

O embranquecimento da língua também pode aparecer como sintoma de uma doença sexualmente transmissível, como a sífilis. Nesses casos, o problema com a língua deve ser colocado em segundo plano, para que a verdadeira causa seja resolvida. É importante mencionar que a saburra lingual não está relacionada ao câncer bucal e não deve ser confundida com a doença de Bowen, que apresenta placas esbranquiçadas ou avermelhadas.

Então pessoal, vocês já conheciam essas causas? Encontraram algum erro na matéria? Ficaram com dúvidas? Possuem sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!


Próxima Matéria
avatar Júlia Marreto
Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest