• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Por que as baleias explodem depois que morrem?

POR Ultra Curioso    EM Ciência e Tecnologia      07/07/15 às 18h16

No ano passado, uma baleia morta ficou encalhada na costa de Trout River, no Canadá, para a curiosidade e espanto da população local. O corpo do animal foi arrastado pela corrente marítima, e chegou à costa ligeiramente inflado. O que as pessoas temiam era que a baleia explodisse a qualquer momento, o que é perfeitamente possível. Pois é, algumas baleias explodem depois que morrem.

Mas por que isso acontece? Por que as baleias explodem depois que morrem? Isso ocorre devido ao acúmulo de gases no interior do organismo da baleia, o que é excessivo por causa do seu tamanho. O processo de decomposição faz que o animal produza metano dentro do corpo, o que faz com que o corpo infle. Quando o corpo da baleia está exposto ao calor, o gases de expandem de forma incrível.

1356.0.pos

Além disso, o motivo para os gases se acumularem pode estar ligado à obstrução das saídas naturais de gás do animal, a exemplo do ânus. Quando alguém tenta perfura-lo, o seu corpo se torna mais frágil e pressão interna é capaz de fazê-lo estourar por dentro.

Veja esse vídeo incrível de uma baleia estourando:

Próxima Matéria
Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+