• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Por que as borboletas não conseguem voar em linha reta?

POR Diogo Quiareli    EM Mundo Animal      09/12/19 às 12h04

As borboletas estão entre os seres mais lindos e curiosos do mundo animal. Se você já andou por um campo florido, na primavera ou no auge do verão, provavelmente, já viu várias borboletas por lá. Os insetos majestosos, e com cores diversas e marcantes, são realmente, fascinantes e não oferecem risco algum. No entanto, as borboletas são seres enigmáticos e chamam a atenção por serem a transformação de simples lagartas. Sua aparência, suas cores e, é claro, o seu comportamento, despertam o interesse de pessoas do mundo inteiro, incluindo grandes estudiosos.

Se você prestar a atenção em uma borboleta, é difícil não notar a forma aleatória do seu voo. Quando estão voando, elas parecem mudar de direção a todo momento, sendo incapazes de voar em linha reta. Mais parece que elas não possuem controle nenhum do seu voo ou que estão embriagadas. No entanto, existe um motivo para isso acontecer e foi pensando sobre o assunto, que resolvemos trazer essa matéria. A redação da Fatos Desconhecidos trouxe para você, caro leitor, o motivo pelo qual as borboletas não conseguem voar em linha reta. Confira conosco, a seguir e surpreenda-se.

Por que as borboletas não voam em linha reta?

Ao ver o modo desengonçado, torto e bagunçado do voo de uma borboleta, não conseguimos ver sentido naquilo. Olhando superficialmente, parece que os insetos demoram muito mais para voar entre uma flor e outra e fazer qualquer coisa. Isso, sem falar que chamam mais a atenção do que qualquer outro inseto. Esse destaque é uma ameaça a sua sobrevivência, até porque as borboletas não possuem muitos mecanismos de defesa.

No entanto, estudiosos descobriram que esse voo estranho é minunciosamente planejado. Ele faz com que seja quase impossível qualquer predador em potencial, como os pássaros e morcegos, adivinhem para onde a borboleta se moverá a seguir. Analisando com atenção, é possível ver que a maioria das criaturas do nosso planeta possuem certas limitações. Essas em seu movimento com base no exoesqueleto ou esqueleto. De forma essencial, isso torna os seus movimentos mais previsíveis, ainda mais para um predador habilidoso. No entanto, no caso das borboletas, elas desenvolveram uma série de técnicas e adaptações físicas. Isso é o que permite controlar seus voos com habilidade.

Borboletas e álcool

Acredite ou não, essa é uma curiosidade que muitos se surpreendem. Algumas borboletas realmente gostam de álcool. Elas são geralmente atraídas por cheiros mais adocicados, como flores e outros líquidos doces. No entanto, não é de surpreender que as borboletas gostem de beber bebidas alcoólicas ocasionalmente. Poderíamos facilmente dizer que esses insetos possuem tendência ao alcoolismo. Como costumam hibernarem no inverno, as borboletas, no final do verão, costumam sair para se alimentar. É nesse período, que podemos encontrá-las com mais facilidade voando, ao redor de frutas fermentadas com álcool.

E aí, o que você achou dessa matéria? Sabia sobre esse assunto? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento. Aproveite para fazer um tour por nosso site de curiosidades.

Próxima Matéria
Via   Tricurioso  
Diogo Quiareli
Geminiano, 25 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+