• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Por que as janelas dos aviões são sempre redondas?

POR A redação    EM Curiosidades      29/01/16 às 15h36

Mesmo que você não tenha feito uma viajem de avião, você já sabe que as janelas dessas máquinas são exclusivamente redondinhas. E mesmo que você já esteja habituado a embarcar e sair voando por aí, talvez nunca tenha parado para pensar no porque desse detalhe não é mesmo?

Acontece que não se trata de uma questão de gosto ou design, a verdade é que realmente existe um motivo por trás do formato dessas janelas.

Tanto é, que algumas coisas sempre mudam e evoluem, como a quantidade de passageiros que cabem em um avião, a sua velocidade e eficiência, mas as janelas redondas, nunca, nunca vão mudar!

Para vocês terem uma ideia melhor do que estamos falando, quando os aviões comerciais começaram a virar moda e a se popularizar, as janelas das aeronaves, como a do modelo De Havilland Comet eram todas quadradinhas.

E exatamente por esse "pequeno detalhe" duas destas aeronaves se desmancharam no ar, levando a óbito exatas 56 vítimas.

01

Mas bom, vamos parar de "enrolação" e ir direto a grande questão. O porque das janelas dos aviões serem sempre redondas.

Bom, isso acontece porque quando temos janelas quadradas (ou de qualquer outro formato, exceto redondo) sempre existirá nelas os famosos cantinhos, e como explicou o jornal inglês Independent, "Onde há um canto, há um ponto fraco".

Agora imaginem 4 pontos fracos em cada janela! Esse detalhe torna tudo mais propenso a ceder sob a grande pressão criada pelo ar que se encontra do lado de fora da aeronave.

airplane-windows-24679-1920x1200

Já no modelo circular de janelas, não existe um ponto que concentrará grande pressão, pois ela estará igualmente distribuída por toda a janela, tornando assim tudo mais seguro e diminuindo as chances de algum dos vidros se romperem.

E vocês, já sabiam dessa curiosidade que preparamos para vocês? Podia imaginar o porque das janelinhas serem sempre assim? Comenta pra gente, nós adoramos saber o que vocês pensam!

Próxima Matéria
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+