• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Por que as mesas de sinuca sempre são verdes?

POR Erik Ely    EM Curiosidades      13/12/19 às 12h20

Um dos símbolos mais conhecidos de confraternização e conversas de bar, a sinuca, é um dos jogos mais amados ao redor do mundo. Contudo, mesmo que popular, é difícil conseguir ter certeza da sua real origem. Realmente, com essa situação, acabamos por nos deparar com uma sinuca de bico, quando tentamos entender a escolha de alguns elementos para o jogo. Como, por exemplo, por que as mesas de sinuca são sempre verdes?

O termo "sinuca" é um abrasileiramento do termo inglês snooker, um tipo de jogo de bilhar. Assim, para quem também não sabe, bilhar é um nome genérico, para os mais diversos tipos de jogo de mesa, que utilizam-se de tacos e bolas.

Mas por que do verde?

Durante a história, existem diversos tipos de relatos, que buscam explicar a origem verdadeira origem da cor do tecido, em mesas de sinuca e bilhar. E por ser uma modalidade tão popular ao redor do mundo, é de se esperar que houvesse mais por trás de sua história. Afinal, por que então do verde?

Atualmente, a teoria mais aceita conta que, assim como os jogos de croquet, o bilhar tentou levar o verde da grama, para as mesas de sinuca. Logo, o tecido verde foi utilizado para remeter a cor da grama. E como no croquet, também usamos tacos e bolas. Por isso, a associação veio de imediato. Assim, desde então, a cor do tecido se tornou uma tradição de séculos.

Além disso, há jogadores que dizem que o verde é uma cor que cansa menos a visão, permitindo assim, jogar por mais tempo. Mas claro, que essa pode ser uma associação do que estamos acostumados a ver. E uma mesa de cor diferente, geraria um estranhamento imediato para qualquer jogador que esteja mais habituado com a sinuca.

Mesas de todas as cores

Uma outra teoria também conta que a decisão, para verde, só viria em 8 de dezembro de 1871. Antes disso, as mesas eram feitas com uma grande variedade de cores, mas surpreendentemente, a maioria era alaranjada. No entanto, com uma iluminação mais baixa, era difícil enxergar os movimentos exatos da bola. E de fato, isso deu origem a muitos desacordos e disputas entre jogadores. Se pararmos para pensar, a cor verde serviu até como uma medida de segurança. Afinal, você não vai querer contrariar alguém, que está segurando um taco de madeira.

E como diria o grande jogar de sinuca, Rui Chapéu, "o tecido da sinuca pode ser de qualquer cor, desde que seja verde". No entanto, para contrariar o artista do pano verde, existem as mais diversas cores para mesas de sinuca. Uma vez que não seja uma regra para o tecido, cores como preto, amarelo, azul e bordô podem ser encontradas. Para se ter uma ideia, se procurarmos mais um pouquinho, podemos encontrar até mesas de sinuca com emblemas de times, marcas e iniciais de nomes.

De fato, não existe uma regra para a cor do tecido. Contudo, o que encontramos é uma preferência por grande parte dos jogadores. E claro, se você quiser, pode colocar a cor que desejar em sua mesa.

Próxima Matéria
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+