icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Por que as peças brancas sempre dão início à partida no xadrez?

POR Ultra Curioso EM Entretenimento 13/05/16 às 15h44

capa do post Por que as peças brancas sempre dão início à partida no xadrez?

Por que as peças brancas sempre dão início à partida no xadrez? Quem já jogou uma partidinha curta (ironia) deste jogo, sabe bem como é isso.

Por falar em xadrez, aqui no site do Ultra Curioso, nós já mostramos para você uma matéria sobre os 10 participantes do BBB que acabaram indo parar atrás das grades.

O xadrez é conhecido por ser um jogo estratégico de paciência, muita análise e tempo gasto come estratégias e jogadas que precisam ser certeiras.

Além disso, as peças movidas no tabuleiro promovem surpresas que ninguém imagina para os dois jogadores. Mas antes de uma partida começar, por que as peças brancas sempre dão início à partida de xadrez?

De acordo com o site oficial do xadrez,"O xadrez é um jogo disputado entre dois oponentes em lados opostos de uma placa contendo 64 quadrados de cores alternadas. Cada jogador tem 16 peças: 1 rei, 1 rainha, 2 torres, 2 bispos, 2 cavalos e 8 peões. O objetivo do jogo é dar xeque-mate no outro rei. Checkmate acontece quando o rei está em uma posição a ser capturado (em cheque) e não pode escapar da captura."

O site explica que "o tabuleiro é colocado para fora de modo que cada jogador tem no quadrado de cor branca (ou luz) no lado direito inferior. As peças de xadrez são então dispostos da mesma maneira cada vez. A segunda linha (ou classificação) é preenchido com peões. As torres vão nos cantos, em seguida, os cavaleiros ao lado deles, seguido pelos bispos, e, finalmente, a rainha, que sempre vai na sua própria cor correspondente (rainha branca no branco rainha, preto sobre preto), e o rei sobre os restantes quadrado."

A questão do início da partida

Em seguida, o Chess dá detalhes sobre o início de uma partida, comentando que "o jogador com as peças brancas sempre se move em primeiro lugar. Portanto, os jogadores geralmente decidem quem vai começar a ser o branco por acaso ou na sorte, lançando uma moeda ou com um jogador adivinhando a cor do peão escondido na mão do outro jogador. Começa com Branco, em seguida, faz com que um movimento, seguido de preto, venha o branco, em seguida, novamente, depois preto e assim por diante até ao final do jogo."

Como você pode ver na explicação, a regra parece ter sido posta desde a criação do jogo e foi por uma questão de decisão mesmo, não se tem explicação científica. Ao que parece, o início com as peças brancas parecem ser uma invenção humana que muitos acabaram acatando e que é mantida até hoje.

Polêmica teoria sobre racismo

Em fóruns públicos na internet, como o do Yahoo Respostas, por exemplo, os internautas apontam que o motivo do uso da peça branca em primeiro movimento é por "racismo" e comentam que acontece para representar a superioridade branca (fazendo menção aos nobres) sobre as pessoas que são negras (em referência à classe dos camponeses) lá no período da Idade Média.

A questão histórica

De acordo com o dicasxadrez1, foi em 1749 que um tratado de xadrez foi publicado por André Philidor decretou que um jogo começaria com as peças escuras fazendo o primeiro movimento.

Tempos mais tarde, isso foi alterado, em 1857, pelo secretário do Clube de Xadrez de Nova Iorque, Sr. Pennin, mudando a ordem de início da partida com as peças brancas.

Mais tarde, em 1889, o primeiro campeão do mundo de xadrez, Wilhem Steinitz, alegou que o jogador com as peças brancas é quem deveria começar a partida, em 1927, Emanuel Lasker, o segundo campeão do mundo, também afirmou que o branco faria o primeiro movimento e de lá pra cá a regra que determina que as peças brancas começam primeiro foi levada a sério.

Você joga xadrez? O que achou da regra de início com a peça branca? Mande seu comentário para gente!


Próxima Matéria
avatar Ultra Curioso
Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest