• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Por que as pessoas não sorriam nas fotos no passado?

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      23/10/19 às 10h58

A fotografia é a captura de imagens por exposição de luminosidade, mas pode ir muito além dessa definição literal. Ela tem a capacidade de eternizar momentos, de capturar emoções, de relatar fatos e momentos históricos. Ela é um documento poderoso, capaz de proteger histórias, passar uma mensagem importante, fazer denúncias, impactar as pessoas, despertar sentimentos e sensações que a imagem pretende transmitir.

Quem não se lembra da foto das crianças correndo da bomba na guerra do Vietnã?! Ou da menina afegã dos olhos verdes? Entre várias imagens, algumas fazem história, são premiadas ou se diferenciam pela técnica utilizada ou captura de uma luz diferente. E é através delas, que nós, que não vivenciamos as situações, ou não vivemos na época em que estas atrocidades aconteceram, podemos ver e ter uma noção de como foi a vida daquelas pessoas. Também podemos ver belezas de lugares que não fomos, ou então de animais que já não existem mais, por causa da destruição provocada pelo ser humano.

Em algumas culturas, a fotografia é considerada um instrumento capaz de tirar um fragmento de nossas almas. De alguma maneira, a hipótese faz sentido. O poder de uma fotografia é tão intenso que a sensação é de estarmos olhando para a alma das pessoas retratadas, ou do momento e do ambiente em questão. Do mesmo modo, o que ele significa e qual a história por traz de cada imagem.

Fotografias

Nem sempre as fotografias registram a felicidade e a beleza. Muitas vezes, o serviço social da fotografia é mostrar a dor, a realidade nua e crua. Ver fotografias antigas pode ser uma das melhores formas de percebermos o quanto a tecnologia avançou, ou simplesmente que nós não acompanhamos nesse avanço. Realmente, a fotografia é um meio com possibilidades ilimitadas desde que foi inventada. Hoje em dia, o uso das câmeras nos permitiu capturar momentos importantes das nossas vidas e os guardar para lembrarmos depois.

Em meados de 1840, a fotografia virou uma prática muito popular entre os mais ricos. Do mesmo modo entre as famílias, que tinham dinheiro e procuravam os fotógrafos para registrar os momentos únicos.

Se analisarmos as fotos dessa época, vemos que todas seguem um padrão. Em todas as fotos, ninguém está sorrindo. Nas fotos que vemos hoje, as pessoas fazem poses diferentes, vários gestos e sorriem bastante, em várias situações da vida.

O sorriso pode ser para transmitir a felicidade, que as pessoas estavam sentindo no momento em que a foto foi tirada. Mas, no final do século XIX e começo do XX, as pessoas enfrentavam dificuldades maiores. E a razão pela qual as pessoas não sorriam nas fotos, é por causa do tempo de exposição.

As pessoas, que queriam ser fotografadas, precisavam ficar em uma posição sem se mexer por vários minutos. Por esse motivo, era mais fácil e prático fazer uma pose natural do que segurar um sorriso por tanto tempo.

Os equipamentos, que eram usados antigamente, exigiam um tempo muito grande para que a foto capturada fosse revelada. Se até mesmo o fotógrafo se mexesse, a imagem ficava embaçada. Por isso, em alguns casos, os fotógrafos colocavam suportes para manter o modelo no lugar certo.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+