• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Por que às vezes o olho treme?

POR Renata G Pereira    EM Curiosidades      11/10/19 às 16h10

Sabe quando, do nada, seu olho treme? Começa um tremor irritante, e o pior, não tem como fazê-lo parar? Pois bem, a má notícia é que isso pode durar dias, e não tem como ser evitado. Por outro lado, a boa notícia é que, nem sempre, o problema tem algo a ver com problemas na visão, ou algum distúrbio. Ademais, você pode estar no ápice de uma crise de estresse ou falta de sono.

O tremor da pálpebra é bastante comum, e pode ser comparado a uma espécie de câimbra. Do mesmo modo que acontece nos músculos do corpo. Geralmente, o tremor afeta apenas uma das pálpebras. Todavia, em casos raros, pode afetar ambos os olhos, o que provavelmente seria bem mais irritante.

Em suma, o normal é que o tremor dure um ou dois dias, mas existem casos que se estenderam por semanas. Ou até meses. Nesses casos, é aconselhável procurar um oftalmologista, ou um clínico geral, pois pode indicar algum problema da visão ou uma infecção.

O que causa o tremor?

De acordo com o médico oftalmologista, Carlos Augusto de Carvalho, esse tipo de espasmo muscular nas pálpebras acontece porque os hormônios ligados ao estresse vão parar no sistema nervoso autônomo. E isso faz com que os estímulos sejam levados para a área dos olhos, provocando contrações involuntárias.

"Geralmente, o paciente está num momento de maior estresse, mas, esses tremores não causam prejuízos para a visão", afirma o especialista, Dr. Carlos Augusto.

Segundo o médico, a ingestão excessiva de café, álcool, idade avançada, excesso de uso de computadores e celulares, podem desencadear o problema.

Apesar de o estresse ser uma das principais causas do tremor nos olhos, há várias outras doenças oftalmológicas, que podem desencadear o tremor. É o caso da miopia, hipermetropia e astigmatismo, que exigem mais esforço dos músculos oculares. Olhos secos e retinopatia também estão entre os distúrbios oculares, que podem causar os tremores.

Manter uma rotina, com poucas horas de sono, também pode causar o tremor nos olhos. Em suma, porque os músculos dos olhos ficam cansados, por ficarem horas funcionando, sem descanso. Além disso, a falta de vitamina B12, Magnésio e Potássio, junto com a pouca ingestão de água, também podem contribuir drasticamente. Até porque a desidratação enfraquece os músculos. Posteriormente, isso os deixa mais suscetíveis.

Por isso, caso os tremores se agravem, e sintomas como, olhos inchados e vermelhos aparecerem, é aconselhável procurar uma orientação médica.

Como tratar?

Algumas pessoas afirmam que chá de camomila ajuda a aliviar os tremores. De acordo com os oftalmologistas, se a causa deles for o estresse, o chá pode agir como calmante, por isso, aliviará o tremor nas pálpebras. No entanto, não existe uma receita médica para tratar o problema.

Contudo, há casos em que o problema pode estar relacionado a uma doença, chamada de blefaroespasmo. É quando a pálpebra fica tremendo o tempo todo. Nesta situação, o tratamento é feito com injeções de Botox, para paralisar o músculo.

Agora, se quando seu olho treme, e logo depois, para, não precisa se preocupar. Apesar do tremor nos olhos parecer muito intenso, ele raramente é notado pelas outras pessoas, já que o músculo que se contrai é muito fino. Ou seja, apesar de ser irritante, é absolutamente normal.

Próxima Matéria
Via   revistaencontro     tuasaude     medicoresponde  
Imagens globo abioptica
Renata G Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+