• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Por que "Despacito" fez tanto sucesso?

POR Ana Luiza Andrade    EM Entretenimento      25/07/17 às 19h15

Luis Fonsi é um cantor e compositor porto-riquenho que se destacou internacionalmente esse ano. Isso tudo graças à uma música que se tornou o hit do momento. A música "Despacito" não para de bater recordes. Segundo matéria publicada pelo jornal O Globo, em janeiro o vídeo latino se tornou o mais visualizado da história da Vevo. A versão remix que contou com o reforço estrelado do cantor americano, Justin Bieber, levou a musica à primeira posição do ranking "das mais ouvidas" no aplicativo do Spotify.

Essa é a primeira vez que um hit latino consegue atingir esse tipo de meta. O sucesso é tão estrondoso que o número de visualizações do clip no YouTube está quase alcançando a marca de 3 bilhões de apreciadores da música, que não param de tocá-la e retocá-la à exaustão.

É provável que o cantor Luis Fonsi não tivesse ideia do potencial que sua música teria ao redor do mundo. Ou será que ele e seus produtores sabiam exatamente o que estavam fazendo?

Um produtor musical chamado Nahúm García formulou uma hipótese para explicar o hit do momento. De acordo com ele, o que chamou a atenção do público é a falta de sequência lógica no ritmo musical. Quem escuta uma música quer ficar impressionado com algo diferente e novo, e é justamente isso que a música consegue fazer.

"Note que no primeiro refrão, justo quando chega ao primeiro "des-pa-ci-to, a canção perde o ritmo e cai por um momento de uma maneira imprevista. O compasso de 4/4 se perde aqui e a partir daí a canção tentar voltar ao ritmo, mas o dano já está feito e durante todo o tempo que se segue até o final está fora do quadro principal", explica o produtor.

Ele acrescenta que essa é uma técnica de produção muito utilizada também pelos músicos de jazz e blues.

Para Luis Fonsi o seu sucesso se deve a "fusão de vários estilos sem abandonar sua identidade musical".  Mas e para os cientistas? Como a ciência pode explicar que uma música faça sucesso e outra não?

A Universidade de Bristol  acredita que os cantores não contam apenas com a sorte para bombar suas músicas nas paradas de sucesso. A pesquisa realizada pelos cientistas da universidade britânica revelou que o sucesso de uma canção depende da preferência cultural de acordo com o período vigente da sociedade.

Mas isso não é tudo, não basta apenas observar o momento e o gosto popular de cada época. Eles também conseguiram, através de algoritmos, estipular o potencial que uma música pode atingir se estiver baseado nos cálculos corretos.

O estudo analisou as 40 músicas mais ouvidas no Reino Unido durante os últimos 50 anos. Foram levados em consideração a harmonia dos acordes, a capacidade da música de fazer com que a pessoa queira dançar e entrar no ritmo (chamado de "danceability"), assim como variação de volume e tempo de duração.

O resultado impressionante mostrou que os cálculos são eficientes. Em 60% dos casos, os cientistas puderem "prever" exatamente quais canções se tornariam sucessos, quais tinham mais chances de ficar entre as primeiras cinco colocações das paradas de sucesso e aquelas que mesmo sendo "boas", não tinham chance de virar um hit e iram ficar entre as últimas colocações.

Além disso, há uma teoria circulando pela rede. Segundo artigo publicado pela BBC, vídeos e músicas baseados no ASMR, também conhecido como "orgasmo mental" podem estimular um sucesso premeditado.

ASMR significa "Resposta Meridional Sensorial Autônoma".  Parece um termo científico, mas a verdade é que os cientistas ainda não conseguiram compreender a ciência por trás dessa "fórmula mágica" e o ASMR segue sendo um mistério.

Sabe aquele arrepio ao ouvir uma música ou o frio na barriga ao ver a cena de um vídeo? Esse seria o apelo do ASMR ao seu cérebro. Ele consegue captar a atenção do expectador mesmo que ele não entenda muito bem o motivo.

Os vídeos do youtube que utilizam dessa técnica estão bombando, mesmo que a ciência ainda não saiba explicar esse fenômeno.

Mas e você? Ainda acredita na sorte como componente fundamental para estourar nas paradas de sucesso?

De qualquer modo o hit do momento é Despacito que ainda não saiu da listas "das mais tocadas" e segue com força total no mercado, tornando a canção uma das músicas mais chicletes de todos os tempos.

Afinal, você nunca se pegou cantou Des-pa-ci-to? Isso parece bem improvável. Gostando ou não da sensação musical do momento, não esqueça de deixar o seu comentário sobre o assunto. Porque será que essa música está  fazendo tanto sucesso? Invete a sua própria teoria e participe dessa discussão.

Próxima Matéria
Ana Luiza Andrade
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+