icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Por que determinados barulhos irritam algumas pessoas?

POR A redação EM Curiosidades 29/05/14 às 14h15

capa do post Por que determinados barulhos irritam algumas pessoas?

Todo mundo já conheceu (ou ainda vai conhecer, nem se anime!) alguém que se irrita fácil. Pior ainda é quando o motivo de tanta falta de paciência se dá pelo simples fato de estarem fazendo algum barulho que a pessoa não goste, como os sons de estalar de línguas, de mastigar de boca aberta e assim por diante.
Embora pareça que a pessoa é apenas uma resmungona convicta (porque o mundo está cheio desses barulhos) a verdade é que ela pode ser portadora de um transtorno chamado misofonia. Quem sofre com esse mal normalmente apresenta uma aversão controlável a alguns barulhos, como os descritos mais a cima.

Apesar de já ter um nome e dos médicos conhecerem os sintomas de quem tem a tal "doença", a misofonia ainda é nova e muita coisa sobre ela ainda não foi estudada. Sua origem, por exemplo, é um dos pontos que divide a opinião pesquisadores.

A maioria acredita que a irritação é provocada devido a um problema neurológico e não por complicações no sistema auditivo. Muitos apostam que ninguém possa nascer com o transtorno, que tende a se desenvolver no começo da adolescência. Além disso, há uma corrente de estudiosos que atribuem o aparecimento da misofonia a complicações psicológicas.

Por mais variados que possam ser os fatores que desencadeiam crises da anomalia, a verdade é que quando expostos aos tais ruídos irritantes, quem sofre com o problema não consegue controlar as emoções. Além disso, a condição parece se desenvolver com o passar do tempo, o que faz do caso algo preocupante, uma vez que a medicina ainda não tem um tratamento para o problema.


Próxima Matéria
avatar A redação
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest