icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Por que dragões têm olhos laterais se são predadores?

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      21/04/20 às 22h18
capa do post Por que dragões têm olhos laterais se são predadores?

Os dragões são citados em várias mitologias. Eles são representados como animais grandes, normalmente de aspecto reptiliano, bem parecidos com imensos lagartos ou serpentes. Cada cultura descreve o dragão de um jeito, mas no geral ele é visto tendo asas, plumas, poderes mágicos ou hálito de fogo. O nome dragão é originária do termo grego 'drák?n', e usado para definir grandes serpentes.

Eles são vistos de formas bem diferentes dependendo do contexto. Em alguns casos eles podem ser vistos como animais diferentes, úteis e protetores. Ou então como perigosos e intimidadores. Seja como for a descrição deles, eles são animais que sempre estão presentes no imaginário popular.

E na era da internet, várias respostas para perguntas nunca feitas ou pensadas antes são dadas a respeito de qualquer assunto. Claro que quando vemos alguma coisa interessante nossa vontade é compartilhar com a maioria de pessoas possível.

Uma dessas perguntas, antes impensadas, foi feita pelo usuário do Tumblr, chamado "galahadwilder", que se perguntou o porquê de os dragões terem olhos laterais se eles são considerados predadores.

Teoria

Ele se referenciava sobre uma teoria evolutiva sobre os olhos de vários animais. Os que são considerados presas costumam ter os olhos laterais para que tenham uma visão maior para poder fugir do perigo que esteja vindo em sua direção. Como por exemplo, as galinhas e vacas. Enquanto que os predadores, como lobos e o próprio ser humano, tem olhos frontais.

Obviamente, dragões são criaturas folclóricas e imaginárias, mas isso não impediu que alguém formulasse um resposta para a pergunta feita por "galahadwilder". Quem respondeu foi outro usuário do Tumblr, chamado "pyrrhiccomedy". Ele usou os seus conhecimentos científicos, para formular uma explicação bem embasada para o posicionamento dos olhos dos dragões.

Olhos frontais

O "pyrrhiccomedy" mencionou a teoria científica a respeito dos olhos frontais que dão uma vantagem quando o assunto é percepção de profundidade. Conforme os olhos se movem para frente, ao longo do rosto, dois campos de visão se sobrepõem.

Essa sobreposição é a junção de duas perspectivas um pouco diferentes da mesma cena na frente de quem está olhando. E é isso que dá aos animais o senso de profundidade. Para os predadores, esse senso é importante para que eles calculem a distância que tem que pular para atacar suas presas.

Qualquer animal, que consiga posicionar seus olhos para que eles criem uma sobreposição dos campos de visão, tem o que é chamado de "visão binocular". Animais como por exemplo, dragão-de-komodo, lagarto-monitor e camaleão.

Isso não quer dizer que a visão binocular é melhor do que a monocular. A binocular dá a noção de profundidade, mas a monocular dá um campo de visão bem maior. No ambiente aquático, a maioria dos animais tem visão monocular, até mesmo os predadores. Isso porque é mais vantajoso para eles conseguirem ver muitas coisas, já que tanto predadores como presas podem vir de qualquer lugar.

Dragões

Mas "pyrrhiccomedy" foi além dessa explicação científica para dizer o motivo de  os dragões terem olhos laterais. Antes do surgimento dos cavalheiros, os dragões só eram atacados por outros dragões. Então, da mesma maneira que os peixes, eles precisavam ter uma visão mais ampla porque o ataque poderia vir de qualquer direção. E principalmente quando eles estavam voando.

E como predadores, eles não precisam da visão binocular porque a forma de caça deles não necessita muito da percepção de profundidade. O ataque principal dos dragões é seu fogo lançado da boca e ele não é uma arma de precisão. Além de pouco importar se o dragão está a cinco ou 20 metros de distância de seus inimigos quando ataca.


Próxima Matéria
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest