• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Por que é normal algumas pessoas se irritarem com o barulho de outras comendo?

POR Júlia Marreto    EM Ciência e Tecnologia      06/02/17 às 18h39

Você está comendo, tranquilamente quando, de repente, senta uma pessoa ao seu lado e começa a comer também. Mastigando como uma vaca. Opa! Aquele som de estalos, saliva, dentes, tudo, começa a te irritar profundamente ao ponto de você mandar olhares furiosos para a pessoa. Bem, se esse não é o seu caso, sinta-se feliz, pois existem pessoas que se irritam profundamente com o barulho de outras comendo.

Antes de continuarmos é importante lembrar que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina a aqueles que se interessarem e/ou identificarem.

Essas pessoas possuem misofonia - Miso (aversão,ódio) e fonia ( som), o que significa dizer que é uma reação forte a determinados sons. Não raro, essas pessoas são taxadas dramáticas ou intolerantes. Porém, recentemente pesquisas sugeriram que existe uma razão neurológica para essa raiva.

Na Universidade de Newcastle (Reino Unido), um grupo de pesquisadores estudou a reação de 42 pessoas diferentes, sendo 20 com misofonia e 22 sem. Para a pesquisa, os cientistas rodaram diferentes ruídos para os participantes ouvirem, enquanto utilizavam um scanner de imagem por ressonância magnética. De maneira crescente, aumentando o nível de irritabilidade dos sons. As pessoas que não possuem misofonia se mostraram irritadas com sons do tipo bebês chorando, enquanto as outras, com misofonia, apresentaram imensa irritabilidade a sons como o barulho da respiração e mastigação.

Com essa pesquisa foi possível descobrir que o cérebro das pessoas misofônicas se ativa de maneira diferente das pessoas que não a possuem. Essas pessoas, ao ouvirem sons de mastigação e respiração, por exemplo, ficaram com o córtex insular extremamente ativo. Essa região do cérebro está ligada às emoções, mostrando assim, que se conectava a diferentes regiões do cérebro dependendo de a pessoa ser misofônica ou não.

De acordo com os pesquisadores: "Os sons de desencadeamento nos misofônicos foram associados à conectividade funcional anormal entre o córtex insular anterior e uma rede de regiões responsáveis pelo processamento e regulação das emoções, incluindo o córtex pré-frontal ventromedial, o córtex póstero-medial, o hipocampo e a amígdala".

As descobertas foram publicadas na revista eletrônica Current Biology. Além disso, esses pesquisadores esperam que, com essa descoberta, seja possível melhor e mais profundo estudo, principalmente no que se refere a conquista de tratamento para o problema.

Então pessoal, vocês também se irritam com pessoas mastigando, respirando ou fazendo barulhinhos do seu lado? Agora você já tem uma "desculpa" e pode explicar que a culpa de você se irritar não é sua. Encontraram algum erro na matéria? Possuem sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!

Próxima Matéria
Via   hear-it     cell     gizmodo  
Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+