icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Por que é obrigatório desligar o celular em postos de gasolina e aviões?

POR Ultra Curioso    EM Ciência e Tecnologia      24/08/15 às 17h49
capa do post Por que é obrigatório desligar o celular em postos de gasolina e aviões?

Uma das piores e mais temidas coisas que podem acontecer a uma pessoa no furor do cotidiano de um grande cidade é, sem dúvidas, ela esquecer de abastecer o veículo e o mesmo a "deixar na mão" em pleno trânsito. Por isso, o posto de gasolina é parada obrigatória para quem não quer passar pelo vexame.

E com certeza, ao passar no posto para encher o tanque de gasolina (que está com um preço pela hora da morte!) você deve ter reparado em placar bem expostas proibindo o uso de telefones celulares no interior do local. E o posto de gasolina não é o único! Nos aviões, antes de decolar, as aeromoças e comissários de bordos pedem a todos os passageiros que desliguem o celular ou o coloquem em "modo avião". Mas isso é necessário? O que acontece se não desligamos ou usamos o celular? Você sabe por que é obrigatório desligar aparelhos eletrônicos em postos de gasolina e aviões?

No caso dos postos de gasolina, o problema em usar o celular no interior do ambiente está na eletricidade estática. A mesma poderia inflamar gases que são liberados pelas bombas durante o abastecimento dos carros, mas apesar de todas as precauções, não existem provas de que um aparelho eletrônico possa derrubar um avião ou explodir um posto.

Já no interior dos aviões, é solicitado que se desligue o celular também por medidas de segurança. Desligar os dispositivos eletrônicos dentro do avião é uma norma seguida pelas companhias aéreas para evitar interferências de ondas eletromagnéticas emitidas pelos aparelhos, umas vez que estas poderiam acabar atrapalhando a comunicação entre os pilotos e a torre de comando e causar um acidente.

Exceto na hora da decolagem e no pouso, os celulares que possuem o "modo avião" podem ser ligados durante o voo, até porque o recurso corta todo tipo de conexão (wi-fi, Bluetooth e o rádio GSM), evitando que o sinal interfira no funcionamento dos instrumentos de navegação.

Pelo sim ou pelo não, é melhor desligar o celular por alguns minutos do que correr o risco de se explodir!

 


Próxima Matéria
avatar Ultra Curioso
Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest