icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Por que é possível ver a lua durante o dia?

POR A redação    EM Mistérios & Horror      26/08/15 às 18h44
capa do post Por que é possível ver a lua durante o dia?

Em algumas ocasiões é possível ver a lua durante o dia, pela manhã ou mesmo pela tarde. Mas você sabe porque isto acontece? Ela não deveria ficar visível apenas durante a noite? É um evento no tanto curioso. Para citar Rory Scovel, "você não vê o Sol aparecendo a noite, não é? Mostre algum respeito!".

Bom, na verdade a explicação é bem simples. Visto que a lua está sempre presente no céu, ela pode ser vista a qualquer hora do dia, a depender da luminosidade do sol, já que ela não apresenta luz própria.

Quando o sol está iluminando o lado oculto da lua, ela não pode ser vista nem durante o dia, nem durante a noite, como acontece durante a fase da lua nova. Já durante a lua cheia, ela só aparece no horizonte ao anoitecer. Durante o dia, o nosso satélite natural só pode ser visto durante as fases minguante e crescente.

A primeira só aparece durante a manhã, ao passo que a segunda dá as caras pela tarde. Isso acontece porque a minguante nasce logo após o período da cheia, à meia-noite, e permanece no céu por 12 horas. A lua crescente, por outro lado, só pode ser vista depois do meio-dia porque ela só nasce neste horário, quando fica iluminada em 50% de sua superfície durante as mesmas 12 horas.

Mas a iluminação não depende apenas da reflexão da luz solar.Também deve se levar em conta o grau de inclinação dos raios solares. Os horários diferentes se explicam pelo fato de, a cada dia, a lua nascer 48 minutos mais tarde.

À medida que a posição da lua em relação aos raios solares vai se alterando, altera-se também as suas fases e o horário em que aparece. Então, de fato, não é algo que acontece sempre, mas é bem mais comum do que você pode ter imaginado.

Fontes: Mental FlossBrasil Escola


Próxima Matéria
avatar A redação
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest