icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Por que é que nós temos que dormir mesmo?

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      06/11/15 às 16h44
capa do post Por que é que nós temos que dormir mesmo?

Todo mundo sabe que o sono é simplesmente uma das maiores necessidades básicas que o ser humano tem, sendo parte obrigatória e automaticamente importante em nosso dia-a-dia. Afinal, basta uma noite mal dormida, para que tenhamos um dia resumido à fracasso, improdutividade, cansaço, gastura, agonia. Passamos praticamente um terço de nossas vidas repousando e zerando nossas energias para o dia seguinte.

E o ato de não dormir causa sérios e graves consequências para a nossa saúde, oriundos de uma privação incisiva e massiva no sono. Ou seja, podemos concluir que o sono é tão necessário em nossas vidas, quanto beber água e nos alimentarmos. Ma pergunta que fica é: Por qual razão temos que ficar praticamente 8 das nossas 24 horas do dia dormindo?  

É o que nos prontificamos em lhe explicar hoje. Se liga ai:

O especialista e estudante do mundo que envolve o sono, William Dement, é tido como o "pai da medicina do sono", e em recente entrevista concedida ao pessoal do National Geographic, ele descreveu algumas coisas sobre esse ato que é parte pontual e fundamental de nossa rotina. Segundo ele, o mais plausível é que a única razão pelo qual precisamos dormir é que simplesmente necessitamos esvaziar a mente e o corpo, pra de algum modo "zerar" as informações que recebemos ao longo do dia.

E em um estudo realizado no ano 2000 pelos cientistas Terrence Sejnowki e Alain Destexhe, foi comprovado que um dos motivos pelo qual dormimos, é para tornar viável a possibilidade de nosso cérebro conseguir armazenar as memórias e consolidá-as dentro do campo de memorização que incide sobre as lembranças à médio e à longo prazos. Ainda de acordo com o estudo, nós dormimos e abrimos os caminhos bioquímicos para que o cálcio atinja os nossos neurônios e formem uma rede de reorganização, auxiliando o nosso sistema sensorial, sendo assim, tornando o sono algo obrigatório em nossas vidas para que possamos ter uma vida com condições adequadas.

Outra teoria datada do ano de 2008, é a criada pelo especialista da área, Emmanuel Mignor para a PLoS Biology, e que sugere que assim como no reino animal, o sono serve para que economizemos e reponhamos a energia gasta durante os picos de "disposição" que temos durante o dia.

Bem, pelo que vocês viram, as teorias são várias, e cada uma com uma boa explicação, basta juntarmos os respectivos conhecimentos e formarmos nossas concepções pessoais sobre o tema. Ao que tudo indica, estamos cada vez mais próximos de termos respostas claras, que antes pareciam emblemáticas, de situações proporcionadas pelo nosso próprio corpo.

Algumas vertentes esotéricas despontam com argumentos pertinentes, interligando nossa atividade cerebral, com o sono,  e sugerindo que na verdade, nunca chegamos a definitivamente "dormir", mas sim, ascender a outros planos e dimensões, nas chamadas "viagens astrais" ou "projeções astrais".

E você? Acredita que o sono tem funcionalidades extras além de simplesmente recarregarem nossas energias?


Próxima Matéria
avatar A redação
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest