icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Por que essa cidade italiana não tem infectados por COVID-19?

POR Bruno Dias EM Curiosidades 01/04/20 às 23h27

capa do post Por que essa cidade italiana não tem infectados por COVID-19?

O mundo está vivendo uma nova pandemia, dessa vez, causada pelo novo coronavírus. O que começou como um surto na cidade Wuhan, na China, logo se espalhou por todo o país. Ele não parou por lá e novos casos puderam ser notados na Ásia dia após dia. O vírus chegou então a Europa e até então, ninguém imaginava que seria o maior terror em alguns países, como Itália, que registra mais mortes todos os dias.

O vírus já está presente em todos os continentes e cresce o número de infectados e mortos por ele, a cada momento. E por ser um vírus mortal, as autoridades de todo mundo estão se mobilizando com a situação.

Parece quase utópico, pensar que algum lugar do mundo, não foi afetado por essa nova pandemia global. Mas acontece que existe. A pequena cidade de Ferrera Erbognone, na Lombardia, no norte da Itália tem mil habitantes. A média de idade na região é maior que 60 anos e, surpreendentemente, não teve nenhum caso de coronavírus. Ainda que ela faça parte da região, que foi a mais afetada da Itália.

Alguns cientistas até pensaram na hipótese de os moradores da região serem imunes ao vírus e por isso, quererem fazer análises do sangue dessas pessoas. Na Lombardia já morreram quase seis mil pessoas por conta do coronavírus.

Região

O teste do sangue dos moradores da região já começou a ser feito pelo Instituto Neurológico Mondino de Pavía. Eles querem ver o porquê de não ter nenhum caso de contágio ainda. Para serem testados os moradores podem ir a um laboratório local, para fazerem os exames. Com isso, os cientistas esperam encontrar anti-corpos no organismo dessas pessoas, que consigam explicar a imunidade delas e ajudar no combate ao coronavírus.

Mas os moradores de Ferrera Erbognone tem a sua explicação simples do porquê eles não foram infectados porque eles "não estão sempre fechados em casa". Mesmo assim eles continuam cumprindo as regras de isolamento social como forma de se protegerem.

No domingo desa semana, o número de mortos na Itália, por causa do vírus era de 10.779. E de acordo com a polícia civil italiana, teve uma aumentos de 756 mortes em 24 horas e 5.217 novos casos de infecção.

Ao todo, são 73.880 pessoas infectadas e 13.030 que conseguiram se recuperar da doença. Desde o dia 20 de fevereiro, que foi quando o primeiro caso foi detectado, o número total de contagiados é de 97.689.

Vírus

Desde o seu surgimento em dezembro, na China, o coronavírus se espalhou para o mundo inteiro. E a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou situação de pandemia. O continente europeu é atualmente onde está tendo o maior número de surgimento de casos. São mais de 363 mil infectados e mais de 22 mil mortos.

A Itália é o país com o maior número de vítimas mortais, com 10.779 mortes nos 92.689 casos registrados. O segundo país com mais mortes registradas é a Espanha, com 6.528 mortes de 78.797 pessoas infectadas. E os EUA são o país com o maior número de pessoas infectadas, são mais de 124 mil.

A China, tirando os territórios de Hong Kong e Macau, tem 81.439 casos e 3.300 mortes. E na terça-feira dessa semana, o país teve mais 45 novos casos, dos quais 44 eram de pessoas do exterior. E mais cinco mortes.

Depois da Itália, Espanha e China os países mais afetados pelo coronavírus são o Irã, com 38.309 casos e 2.640 mortes, a França com 37.575 casos e 2.314 mortes e os Estados Unidos com 2.191 mortes. A Alemanha tem mais de 50 mil casos de infecção e 389 mortes.

Na África, o número de mortes subiu para 134 com 4.300 casos de infecção, em 46 países do continente. Vários países do mundo adotaram medidas de isolamento e fechamento de suas fronteiras para tentar evitar um contágio maior.


Próxima Matéria
Via   Cmjornal  
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest