• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Por que esse reservatório tem 96 milhões de esferas negras?

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      30/05/19 às 19h10

Quando o assunto é aquecimento global, muitos ainda têm a coragem de dizer que é apenas história pra boi dormir. Somos reféns de mudanças climáticas que acontecem o tempo todo. E mesmo assim, muitos se negam a acreditar. Seja em escala global ou regional, o fato é que essas mudanças realmente acontecem, e a longo prazo, podem representar graves consequências para a humanidade.

Os estudos na área foram ganhando forma e respaldo com o passar do tempo. Ao longo dos anos, muitas especulações já surgiram. Algumas foram comprovadas, enquanto outras acabaram refutadas.

A mudança climática é, evidentemente, um fenômeno global. Desde as cidades mais populosas às ilhas mais solitárias e isoladas, todos os lugares são afetados de alguma forma pela mudança climática. No entanto, nem todas as formas são iguais. A mudança climática varia muito de um lugar para outro.

Mesmo assim, o que tem que se entender é que a complexidade dela está justamente na sua presença em todos os lugares. Dependendo do quão exposto e sensível cada lugar é, e do quão bem preparado ele vai estar para essas mudanças é que vai se determinar uma sobrevivência ou não. Isso, falando tanto de ecossistemas como de pessoas.

Os países que dependem muito de suas indústrias agrícolas podem sofrer com a mudança dos padrões de chuva. Os oceanos do mundo também estão lidando com o aquecimento, acidificação e privação de oxigênio. A preparação para que as consequências sejam mínimas é o que as pessoas têm buscado.

Bolas

Um exemplo de como as mudanças estão afetando a paisagem e de como o homem se comporta são as 96 milhões de bolas negras que foram despejadas em um reservatório de Los Angeles. Isso porque, com as mudanças climáticas, a cidade passou por uma grande seca que foi considerada a pior dos últimos mil e duzentos anos.

Se alguém, desavisado, parasse para olhar a cena, com certeza, iria achar que se tratava de um ato de poluição. Mas a verdade é que essas bolas estão ajudando o reservatório da cidade de Los Angeles. Elas são chamadas de 'bolas de sombra' e o papel que elas fazem cobrindo o reservatório é para impedir que a água evapore.

Com esse gesto simples, a quantidade de água que pode ser poupada é capaz de abastecer 8.100 pessoas. E além de ajudar na preservação de água, essas bolas também protegem a água da poluição e impedem que algas se formem no reservatório. Em nota oficial, a cidade afirma que as bolas são uma "forma econômica de reduzir a evaporação de cada ano em até 1,14 bilhão de litros, o suficiente para providenciar água potável para 8,1 mil pessoas por um ano inteiro".

Na última etapa, a prefeitura de Los Angeles despejou 20 mil bolas de sombra no reservatório principal da cidade. O investimento total foi de 34,5 milhões de dólares, com cada bolinha custando apenas 36 centavos de dólar.

No final, nada menos do que 96 milhões dessas bolinhas estavam despejadas no reservatório. Ele armazena até 12, 5 bilhões de litros de água. E as bolas, além de ajudarem com a questão da seca, também podem combater possíveis reações químicas perigosas.

Próxima Matéria
Via   Grunge  
Imagens Youtube
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+