• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Por que esses irmãos nasceram com olhos de cores diferentes?

POR Arthur Porto    EM Curiosidades      02/10/19 às 18h42

Você já conheceu alguém com os olhos de cores diferente? Essa é uma característica física única, que intriga e fascina muitas pessoas. Não é à toa que, recentemente, um menino de apenas quatro anos e seu irmão, de onze anos, tornaram-se o centro das atenções na web por causa de uma característica muito rara. Em suma, ambos nasceram com um olho de cada cor. Ambos têm um olho castanho e o outro azul claro.

Os irmãos Mehmet e Kerem Selman são naturais de Bursa, na Turquia. Ambos nasceram com heterocromia ocular, uma anomalia genética na qual o indivíduo, seja humano ou animal, possui um olho de cada cor, ou um mesmo olho com duas cores distintas. A condição, basicamente, é causada por falta ou excesso de melanina. E sim, é genético. No entanto, pode acontecer por causa de problemas congênitos.

A heterocromia

De acordo com especialistas, a heterocromia se divide em três tipos. A condição pode ser completa, com um olho de cada cor, setorial, um olho com duas cores distintas, ou pode ser completa, quando cada olho tem uma cor diferente. No caso dos irmãos Mehmet e Kerem Selman, a heterocromia é completa.

Em suma, a heterocromia ocular afeta apenas 1% da população mundial. Estima-se que seis a cada mil pessoas apresentam heterocromia, porém alguns casos não são nem perceptíveis. Além disso, como já foi dito, a heterocromia pode ser congênita ou adquirida.

Em geral, a heterocromia é de origem genética, é essa é a principal causa do problema. Mas ela também pode ocorrer, devido a alguns problemas congênitos, como, por exemplo, a Síndrome de Waardenburg e a Síndrome de Horner.

Em suma, a Síndrome de Waardenburg é uma condição genética que causa a perda de audição, além da mudança na coloração do cabelo, da pele e dos olhos. Já a Síndrome de Horner abrange um grupo de danos no sistema, causados tanto no nascimento como dentro do útero. Quando isso ocorre, uma das pupilas é menor do que o outra, além da íris ser também mais clara.

De onde vem a cor dos olhos?

De acordo com especialistas, o pigmento, chamado melanina, é o que determina a tonalidade e a cor dos olhos. O pigmento, normalmente, se desenvolve nas semanas seguintes ao nascimento. Os olhos dos recém-nascidos, como explicam os especialistas, parecem azuis porque demoram cerca de oito semanas, para que a melanina determine a cor da íris.

Após tal período, acredita-se que as pessoas com muita melanina na íris ficam com olhos castanhos. Em contrapartida, as pessoas com pouca melanina na íris adquirem olhos azuis ou cinza. Agora, aqueles que possuem quantidades médias ficam com olhos cor de avelã ou verdes.

Além disso, os cientistas acreditam que dois genes são responsáveis por controlar a cor dos olhos. Em suma, é a forma como esses genes interagem, que fornece toda a gama de cores para os olhos, e é essa interação é o que faz com que algumas pessoas tenham olhos de cores distintas.

Famosos

Existem também celebridades que possuem heterocromia. A atriz portuguesa, Daniela Ruah, é conhecida principalmente pela cor preta em um dos seus olhos, contrastando com o castanho de outro. No caso da atriz, a heterocromia completa.

A atriz e apresentadora de TV norte americana, Elizabeth Berkley, possui um casos de heterocromia sectorial. Assim como a atriz Daniela Ruah, Tim McIlrath, guitarrista e vocalista da banda norte-americana Rise Against, também possui heterocromia completa.

Próxima Matéria
Arthur Porto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+