icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Por que ficamos tontos quando levantamos rápido?

POR Thamyris Fernandes EM Ciência e Tecnologia 27/10/14 às 19h03

capa do post Por que ficamos tontos quando levantamos rápido?

Vistas escurecidas, tontura e aquela sensação de que o mundo está caindo. Tudo isso por segundos, até as coisas voltarem ao normal. Essas reações surgem, normalmente, quando estamos sentados e levantamos de pressa. Mas, afinal de contas, porque isso acontece?

De acordo com especialistas, essas sensações são resultado de uma queda de pressão repentina, chamada Hipotensão Ortostática ou Postural. Como o nome sugere, esse é o resultado de quando as pessoas saem, rapidamente, da posição horizontal para a vertical. (Clique para ler também: Por que as vezes sentimos dor no peito ao respirar?).

Aliás, isso acontece porque uma parte de nosso sangue, quando nos levantamos, é levado para nossas pernas e para a região abdominal. Em consequência, rola nesse processo uma diminuição do retorno do sangue para o coração, reduzindo também a quantidade bombeada para o corpo.

Como resposta a essa falta de abastecimento, o coração bate mais rápido e os vasos sanguíneos se contraem, diminuindo ainda a velocidade com que o sangue chega ao cérebro. Daí, como as reações corporais costumam ser lentas, surge aquela tontura repentina, acompanhada por uma sensação de amolecimento.

Mas, não se preocupe, a hipotensão ortostática pode acontecer com qualquer pessoa e costuma ter outras causas, como desidratação, ingestão de remédios diuréticos ou pressão baixa natural. No entanto, se esse for um problema que acontece com frequência, é melhor procurar um médico, especialmente no caso de pessoas com predisposição para problemas cardíacos, que podem sofrer complicações.


Próxima Matéria
avatar Thamyris Fernandes
Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest