icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Por que a gente chora quando ri demais?

POR Thamyris Fernandes EM Curiosidades 27/06/14 às 03h19

capa do post Por que a gente chora quando ri demais?

Quem nunca deu um gargalhada no capricho, por um tempo prolongado, e acabou com lágrimas nos olhos? Pois é, nada mais renovador que isso! Mas por que a gente acaba chorando quando começa a rir demais?

Bom, teoricamente existem duas explicações, que se adéquam a pessoas e situações diferentes. A primeira (e a mais simples delas) é que, quando estamos muito felizes acabamos chorando naturalmente, mesmo durante uma risada. Afinal, emoção boa também é emoção, não é mesmo?

A segunda explicação, um tanto mais complexa e que mexe com músculos e comandos cerebrais, trata-se de uma questão fisiológica. Segundo especialistas, tem gente por aí que nasce com uma distribuição nada convencional dos nervos da face e, por isso, quando abre muito a boca - seja para rir ou para bocejar - as glândulas da saliva acabam estimulando as glândulas lacrimais.

Assim, diretamente ligadas aos impulsos do sistema nervoso, as glândulas responsáveis pela produção das lágrimas começam a trabalhar. Em consequência, aquelas já conhecidas gotinhas salgadas são produzidas e se acumulam no lago lacrimal, até que transbordam, fazendo a gente "chorar".


Próxima Matéria
avatar Thamyris Fernandes
Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest