icone menu logo logo-fatosnerd.png


Por que Liga da Justiça está sendo tão odiado pela crítica?

POR Gabi Noronha    EM Fatos Nerd      17/11/17 às 17h27
capa do post Por que Liga da Justiça está sendo tão odiado pela crítica?

Muito antes de Liga da Justiça ser lançado, há quatro anos, a Warner Bros. em parceria com a DC Entertainment deram início ao seu intitulado Universo Estendido nos cinemas. A decisão foi impulsionada pelo grande sucesso que a Marvel Studios começou a fazer nas telonas. Dessa forma, em 2013 era lançado Homem de Aço, longa que reinicializava a história de Superman nos cinemas. Ele também foi o primeiro dessa nova fase do estúdio, que pretendia levar seus maiores heróis para a grande tela. Este foi um grande passo, contudo, ele foi realizado cinco anos e seis filmes após a Marvel iniciar a dela. E, goste ou não, esse fato tem um enorme peso ainda hoje.

A DC pode ter sido a primeira em muitos elementos dos quadrinhos, das animações e mesmo em alguns filmes mais antigos, porém, foi a Marvel Studios que começou a tendência de unificar suas histórias no cinema. Sua fórmula foi simples e bastante eficaz. Ela selecionou alguns de seus heróis e lhes concedeu primeiro um filme solo. Ao final de Homem de Ferro, já tínhamos Nick Fury convocando Tony Stark para a iniciativa Vingadores. Depois disso foi um sucesso atrás do outro. Como a Marvel havia vendido o direito de seus heróis mais conhecidos do grande público, ela teve de recorrer a personagens que poucas pessoas conheciam direito. Junte isso ao fato de ela não ter histórico algum para ser comparada. Tanto o público como a crítica adoraram a ideia e a ousadia do estúdio realizar algo dessa magnitude.

Atualmente, a Marvel Sutdios soma 17 produções em sua lista que apenas cresce a cada ano. Em 2018, seu universo cinematográfico completa dez anos de existência e culminará no aguardadíssimo Vingadores: Guerra Infinita. Enquanto isso, a Warner/DC encontra-se apenas em seu quarto ano e com cinco longas no catálogo. Cinco dos quais a maioria foram massacrados pela crítica. Especialmente pelo Rotten Tomatoes, site americano que reúne críticas de várias pessoas especializadas na área e que tem uma forte relação com os filmes de herói.

Rotten Tomatoes e os filmes da DC

O site faz uma média das notas e coloca a aceitação em forma de porcentagem. Sua popularidade tem crescido bastante nos últimos anos. As pessoas usam muito a ferramenta para decidirem se querem ou não assistir determinada obra. Contudo, o histórico de notas dos longas da DC não são favoráveis e muitos fãs se perguntam por quê. Tomando a liberdade de especular o que pode ter acontecido, comentaremos o fato a seguir.

Como dito, a Marvel Studios inaugurou essa onda de universos unificados. Então, quando seus filmes eram lançados eles eram, digamos, únicos. Não havia um antes para se basear. Diferente do cenário que a DC encontrou ao chegar. Primeiro, o estúdio está trabalhando com seus heróis clássicos. Os integrantes da Liga da Justiça são amplamente conhecidos. Diferente de quando os Vingadores surgiram na telona. Antes de Ben Affleck já houve Adam West, Michael Keaton, Val Kilmes, George Clooney, Christian Bale. Assim como antes de Henry Cavill teve Christopher Reeve, Geroge Reeves, Brandon Routh e Dean Cain. E mesmo Mulher Maravilha teve Linda Carter na televisão. Ou seja, as pessoas sabem o suficiente desses heróis porque já os viram antes.

Entenda, quando falamos em público, nos referimos ao espectador em geral e não aos fãs que leem quadrinhos e já gostavam desse mundo. A atual fase da DC nos cinema não encontra apenas suas próprias obras como fonte de comparação, como também enfrenta os paralelos com a Marvel Studios. Claro, os críticos são profissionais e como tal irão analisar as obras de forma independente. Porém, as comparações são inevitáveis. Em suas obras a DC sempre teve um tom mais sério, seus temas constantemente mais maduros, procuram explorar a complexidade de seus heróis. Algo que foi passado para seus filmes e que foi amplamente criticado. Por quê? Desde o início a Marvel estabeleceu uma atmosfera mais leve e descontraída para seus filmes.

Exagero?

Muitas pessoas, inclusive aqui na redação Fatos Nerd, discordam que exista algum tipo de comparação entre a crítica. Elas acreditam que as notas são ruins porque os filmes merecem uma nota ruim. No entanto, como explicar uma aceitação de 79% para Homem de Ferro 3 e 40% para Liga da Justiça? E mesmo Thor: Mundo Sombrio tem 66%, quase o dobro. Esses são alguns exemplos de filmes fracos da Marvel que ainda conseguem superar um bom filme da DC. Liga da Justiça pode até ter seus problemas, mas está longe de ser um longa tão ruim quanto apresentam.

A concorrência de mercado existe e é até importante. No entanto, a comparação entre mundos totalmente diferentes, deve ser uma conversa entre amigos e não uma base de avaliação. Se por um lado a crítica massacra os filmes da DC (salve Mulher Maravilha) no Rotten Tomatoes, os mesmos rendem nas bilheterias. Qual sua opinião sobre o assunto? Concorda? Discorda? Debata conosco, de forma saudável, este polêmico tema.


Próxima Matéria
Via   RT     Wikia  
Imagens CA SR RT
avatar Gabi Noronha
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Para mais aventuras Instagram: @gabinoronhaf Para comentários aleatórios e breves análises Twitter: @gabinoronhaf
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest