• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Por que a maçonaria é cercada de polêmicas e mistérios?

POR Mateus Graff    EM Mistérios & Horror      27/02/18 às 17h22

A origem do nome maçonaria vem do francês "maçon" (pedreiro). Aqui no Brasil, a Maçonaria foi uma Sociedade Secreta até o século 19. Mesmo assim, muitos mistérios e segredos ainda rondam a organização, que teve seu primeiro registro oficial em 1717.

Existem cerca 6 milhões maçons no mundo e segundo um artigo do maçom Fabio Pedro-Cyrino (secretário estadual de orientação ritualística de uma das maiores organizações maçônicas do Brasil), o GOSP (Grande Oriente de São Paulo) tem cerca de 214 mil maçons brasileiros. Muita coisa, não!?

Mas vem cá, vocês já se perguntaram por que tantas polêmicas e mistérios envolvendo essa organização? Por que diabos eles fazem reuniões secretas ou mesmo por que só homens podem participar da organização? Pois bem, vamos responder algumas dessas duvidas na matéria.

Mistérios recentes envolvendo a maçonaria

Recentemente, os maçons se tornaram pauta nos noticiários britânicos desde que foi divulgado que doas lojas maçônicas operam em segredo no Parlamento do Reino Unido. Mas não só isso, caros leitores. O presidente do principal sindicato das polícias da Inglaterra e do País de Gales fez uma denuncia alarmante. Segundo ele, círculos de maçons dentro da corporação impediam reformas voltadas à promoção de minorias, como mulheres e negros. Acontecimentos como esse reabriram o debate sobre a influência das elites dirigentes da maçonaria.

Mesmo que seja uma sociedade secreta, hoje, ao menos no Reino Unido, a maçonaria se defende de acusações publicamente. David Staples é o líder dos maçons ingleses e galeses. Ele declarou que as acusações que citamos eram falsas e que não tem nenhum membro parlamentar ou político. Em entrevista à BBC ele afirmou que a maçonaria não é uma sociedade secreta e que é 'ridícula' a notícia sobre o veto dos policiais maçons a reformas corporativas. Será?

Reuniões secretas

Pois bem, para quem não sabe, cada loja maçom se reúne oficialmente quatro vezes por ano. Eles fazem cerimônias de acolhida a novos membros. Tais reuniões podem ter, mais ou menos, uma hora de duração. O que a gente e ninguém sabe é o que mais eles fazem nesses eventos.

"A melhor maneira de explicar é que é como se fosse uma peça de teatro, em que todo o mundo tem um papel", disse um integrante da maçonaria britânica que preferiu ficar no anonimato. Ainda segundo ele: "O venerável mestre (um dos mais altos cargos nas lojas) é o ator principal, com a maioria das falas. À medida que você vai às cerimônias, tem de aprender coisas - há perguntas para as quais precisa aprender as respostas".

Mas o que é dito? Mais uma vez afirmamos, ninguém sabe. A maçonaria não gosta que seus integrantes fiquem por aí discutindo religião ou política. Mas um dos requisitos para entrar na organização é a crença e um poder superior.

Segregação por sexo

A organização separa os homens e as mulheres. No começo, as lojas maçônicas possuíam apenas homens. Foi apenas em 1908 que foi criada a primeira loga feminina, mas com um vulnerável mestre do sexo masculino. Depois disso, passou a ser integrada apenas por mulheres e tinha o veto à presença masculina, assim como existe o veto à presença feminina nas reuniões masculinas.

Anna é integrante de uma das poucas lojas maçônicas femininas britânicas e diz o seguinte: "fazemos os mesmos rituais (que os homens), as mesmas cerimônias, ainda que estejamos completamente separados". Essa separação não é bem vista por todos os membros. Peter, um outro maçom britânico, diz que deseja que "a Grande Loja (britânica) se modernize completamente algum dia e permita que ambos os sexos se misturem".

Bom, isso é o pouco que sabemos sobre essa organização que alguns dize ser secreta, outros não. Mas e você, sabe alguma coisa sobre essa organização misteriosa? Não deixe de cimentar aqui embaixo pra gente!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+