• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Por que a maioria dos aviões são brancos?

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      14/12/18 às 19h42

Existem várias perguntas que podem parecer bobas e dignas de serem feitas por uma criança de três de anos, mas na verdade são questionamentos bem pertinentes e que a maioria das pessoas pode não saber responder. Algumas dessas questões são porque as canetas têm um pequeno furo ou qual a finalidade dos mini bolsos no jeans.

Uma pergunta que também quase ninguém sabe responder é: por que os aviões são brancos? Claramente, você já deve ter visto que a maioria dos aviões são dessa cor, mas talvez nunca tenha se perguntado o porquê disso e se realmente tem um motivo.

Razões

A verdade é que a cor traz vários benefícios. O primeiro benefício é o benefício térmico. A cor branca não absorve a luz do sol e reflete a maior parte da luz. O que na prática faz com que o avião aqueça menos. E o ideal é que seja onde estiver, no ar, andando na pista ou estacionado que o avião não acumule calor e a cor branca ajuda nisso.

Outra razão é que facilita na inspeção de rotina da fuselagem. Com a cor branca é mais fácil ver as rachaduras e os danos que a aeronave possa ter sofrido em sua superfície. E também se houver algum vazamento de líquido ou corrosão ficará mais fácil ainda de vê-los.

A terceira razão abrange fatores econômicos. Os aviões passam por repinturas regularmente e a cor branca tem um custo menor do que as outras cores. Além disso, os aviões estão sujeitos às condições climáticas adversas e um desgaste maior, e a cor branca se decompõe menos do que as outras. E assim como os automóveis, se um avião precisar ser vendido, é mais fácil para o novo dono comprá-lo na cor branca.

Além dessas três razões, a cor branca se destaca mais e por isso é mais fácil de ser achada caso haja algum acidente ou o avião caia no mar, por exemplo. É claro que nem todas as empresas pintam suas aeronaves de branco, mas isso é uma explicação do porque a maioria deles são brancos.

Próxima Matéria
Via   Super curioso  
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+