• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Por que não devemos matar aranhas quando as encontrarmos em casa?

POR Diogo Quiareli    EM Mundo Animal      26/11/19 às 15h52

As aranhas estão entre os seres que mais causam medo nas pessoas, não é mesmo? Pode ser muito difícil te convencer a fazer isso que vamos te pedir para fazer. Ao encontrar uma aranha em sua casa ou qualquer outro lugar, permita que ela vá embora. Se possível, ajude-a a sair. Não mate esse animal quando se deparar com ele. Por quê? Bom, existe um motivo para isso. Isso porque as aranhas representam uma parte importante para a natureza, assim como são organismos com direitos próprios. É uma proposta facilmente recusável, pois é natural as pessoas, por medo, matarem esses seres ao se encontrarem com eles.

Diversas aranhas podem ser encontradas em ambientes internos. Essas ficaram presas de forma acidental ou são apenas visitantes temporários, pois não costumam mesmo viver em meio à sociedade. Em alguns casos, algumas espécies até gostam dos grandes interiores, onde podem viver felizes e se reproduzirem de forma livre. As aranhas, geralmente, são bem discretas e quase todas as espécies não são agressivas e nem mesmo perigosas. As aranhas podem ainda prestar serviços voluntários em sua casa, o que é mais um motivo para não matar esses bichos. Os serviços prestados envolvem a limpeza de pestes e até mesmo outras aranhas.

Pesquisa sobre as aranhas

Uma equipe conduziu uma pesquisa em 50 casas, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Fizeram isso a fim de descobrir quais artrópodes vivem nas casas, junto com as pessoas. Todas as casas visitadas tinham aranhas. As de pernas compridas e as araneomorfas foram as espécies mais encontradas por lá. Ambas as espécies constroem teias, nas quais ficam esperando por presas. As de pernas compridas podem sair em busca de outras aranhas, fingindo serem presas para matar as suas "primas", digamos assim.

Embora sejam predadoras generalistas, elas costumam comer tudo o que caçam. Dão prioridade à pestes inconvenientes e até insetos transmissores de doenças, como o mosquito da dengue, por exemplo. Inclusive, na África, existe uma espécie de aranha saltadora. O alimento preferido dessas aranhas são os mosquitos cheios de sangue. Portanto, matar uma aranha não só acaba com a vida do animal, mas também com a de um predador em potencial, dentro de sua casa. Por esse motivo, estudiosos biólogos pedem para sempre deixá-las quietas, pois não vão atacar.

Medo

Segundo os especialistas, é normal ter medo de aranhas. Elas possuem muitas patas e algumas espécies possuem veneno em todas. No entanto, a maioria carrega venenos muito fracos, incapazes de afetar seres humanos. Estudiosos indicam métodos, para acabar com a aracnofobia, assim, passando a viver em paz com o inseto, sem a necessidade de prejudicá-lo. Alguns pesquisadores já superaram o medo, ao observarem e trabalharem com a criatura, considerando-a fascinante. Acredite: as aranhas não estão atrás de você. Na verdade, até preferem evitar os seres humanos. Elas nos consideram a verdadeira ameaça.

E aí, o que você achou dessa matéria? Sabia sobre essas vantagens de ter uma aranha em casa? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale sempre lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Via   Revista Galileu  
Imagens Vez da Voz
Diogo Quiareli
Geminiano, 25 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+