• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Por que não é todo milho que vira pipoca?

POR A Redação    EM Curiosidades      27/07/14 às 10h54

Muito antes de existir a pipoca de microondas, a tentativa de entender o porque de nem todos os milhos estourarem já era grande. Independente se falamos da pipoca de microondas ou da que estouramos na panela, é simplesmente decepcionante olhar para o final da vasilha com aquele tanto de milho que poderia ter virado comida e não virou. Entenda a razão.

O milho ideal para pipoca tem mais água que o milho comum (entre 12% a 16%), com uma casca resistente que é o que faz ele estourar. Quando a semente é exposta a uma temperatura mínima de 170º C, a água encapsulada se transforma em vapor que se expande e a casca se rompe por causa da pressão que é extrema. O amido, que é a parte gelatinosa dentro do grão, se solidifica e vira uma espuma branca no primeiro contato com o ar, que é o que comemos.

ae

Quando um milho não estoura é porque a água escapou de alguma forma, normalmente por rachaduras e furos, que fazem com que a casca não exploda. Além disso, quando um milho é exposto ao sol, ele fica em uma temperatura abaixo daquela necessária e isso acaba fazendo com que o líquido no interior do milho seque.

Próxima Matéria
A Redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+