• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Por quê não vemos nenhuma estrela nas fotos da visita do homem a lua?

POR Leticia Rocha    EM Ciência e Tecnologia      27/12/18 às 16h19

O Programa Apollo foi um conjunto de missões espaciais coordenada pelos Estados Unidos. Tudo aconteceu durante a Guerra Fria e a União Soviética e os EUA disputavam pela exploração espacial. Os americanos levaram a medalha pela corrida bem sucedida, já que em 20 de julho de 1969 o homem pisou pela primeira vez na lua.

Apesar de todas as evidências e das várias fotos e filmagens desse momento, muitas são as teorias que desacreditam que esse momento realmente ocorreu. Muitas pessoas acreditam que as imagens foram forjadas, nada daquilo é real, é apenas uma boa produção hollywoodiana.

Como ter certeza de que o homem pisou na lua?

A maioria dessas teorias critica principalmente as imagens, mas há mais evidências e ainda mais contundentes, como rochas coletadas do solo lunar. Rochas que inclusive foram analisadas por pesquisadores de vários países, inclusive da Rússia. No entanto, na maioria das vezes essas teorias não levam isso em consideração.

Outra teoria que muitas pessoas levantam é que nenhuma das imagens mostram as estrelas. Principalmente porque a lua não possui uma atmosfera ao seu redor, o que teoricamente, facilitaria que seu brilho chegasse até a superfície lunar. A ausência das estrelas, seria também um forte indício de que as imagens são falsas. No entanto, existe uma explicação bem simples para isso e é a limitação dos filmes fotográficos da época.

Limitação fotográfica

As câmeras, tanto as antigas, como as atuais possuem uma função que é o alcance dinâmico. É a capacidade de capturar imagens em um ambiente com muita variação de luz, tons claros e escuros em um mesmo plano. Os sensores da câmera não conseguem capturar com riqueza de detalhes tudo o que está no plano.

Por isso a câmera só consegue capturar uma coisa por vez, não todos os elementos da imagem. É por isso que nas fotografias da lua não é possível ver outras coisas, já que o foco foi o satélite. Há ainda uma outra explicação para a ausência de estrelas nas imagens.

As imagens tiradas durante a Missão Apollo foram tiradas com a presença de uma forte luz solar. E apesar de as estrelas também emitirem luz, isso não é nada comparado ao brilho do sol. Além disso, as estrelas estão há anos luz de distância da Lua, o que faz com que o brilho das estrelas seja mais fraco na superfície lunar. É como se a luz do sol ofuscasse a presença das estrelas.

Atualmente a tecnologia HDR, que é traduzida para o alto alcance dinâmico já consegue driblar essa barreira dos ambientes com grandes variações de luz. No entanto, na época da Apollo 11, isso ainda não havia sido criado.

E você, de qual lado está? É dos que acreditam que o homem já pisou em solo lunar ou não acredita nisso? Nos conte aqui nos comentários e aproveita para compartilhar com aquele amigo que adora estudar astronomia.

Próxima Matéria
Leticia Rocha
Jornalista e aprendiz de Dani Noce. No insta é ticia_rochaa
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+