• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Por que o Anonymous está pedindo para as pessoas deletarem o TikTok?

POR Erik Ely    EM Curiosidades      23/07/20 às 19h50
foto de destaque

Atualmente, o TikTok se encontra como um dos aplicativos mais populares de 2020. No entanto, em contrapartida, sua reputação não é das melhores. Isso porque, a rede social de vídeos curtos sofre ataques constantes. Para se ter uma ideia, até mesmo a Anonymous entrou para esse grupo e pediu para as pessoas deletarem o TikTok. Mas, afinal, por que isso está acontecendo?

Nos últimos meses, circularam diversas denúncias de que o aplicativo estaria compartilhando informações dos usuários como o governo chinês. Nesse sentido, o governo dos Estados Unidos já anunciou que, caso isso seja confirmado, o aplicativo poderá ser banido de seu território. Sendo assim, a Anonymous também passou alertar as pessoas sobre os riscos de usar o aplicativo.

O aplicativo estaria fornecendo informações ao governo chinês

Há não muito tempo, no dia 1º de julho, a Anonymous publicou um aviso sobre os riscos do aplicativo. "Deletem o TikTok agora; se você conhece alguém que o utilize, explique que é essencialmente um malware operado pelo governo chinês que está conduzindo uma ação massiva de espionagem", afirmou o grupo em seu perfil no Twitter.

Antes do tweet revelar as informações, uma outra publicação de um usuário no fórum Reddit já explicava melhor como isso funcionava. De acordo com o usuário, ele havia descoberto essas informações depois de mexer no código do aplicativo. Desse modo, o TikTok teria acesso a muito mais informações do que ele supostamente precisa.

Entre as informações que o aplicativo teria acesso, estão o hardware do telefone. Ou seja, o tipo de CPU, dimensões, resolução da tela, uso de memória, espaço em disco e outras informações técnicas. Além de também, outros aplicativos instalados no celular do usuário, informações de rede, como dados do Wi-Fi e IP do roteador e, se o telefone possui root ou jailbreak, um processo que permite comandos que vão além da configuração padrão. Contudo, esse processo implica na perca da garantia do aparelho e em outros possíveis riscos.

O que o TikTok tem a dizer sobre as acusações?

Além de todos esses dados, o TikTok também teria acesso a localização em tempo real do usuário, algo que se atualiza a cada 30 segundos. Em seguida, o autor do post conta que o aplicativo dificulta a análise ao código e aprimora o algoritmo a cada atualização. Isso acontece para "para que ninguém saiba as informações que eles estão obtendo", afirmou.

Ainda segundo o usuário, não é somente com o TikTok que isso acontece. Porém, o aplicativo parece fazer esse tipo de coleta de dados em níveis absurdos. "Já fiz o mesmo procedimento com os aplicativos do Twitter, Reddit, Instagram e Facebook. A quantidade de dados coletados por eles não chega nem perto do que é feito pelo TikTok, e eles com certeza não tentam esconder o que estão fazendo. É como comparar um copo d'água ao oceano", completa o usuário.

Em sua defesa, o TikTok alegou que é liderado por um CEO americano. Além disso, também teria centenas de funcionários, que atuam no desenvolvimento e na segurança do aplicativo, nos Estados Unidos. Desse modo, ele não poderia estar trabalhando juntamente com o governo chinês, como está sendo acusado.


Ei Fatos, não deixe de conferir:

2 SINAIS QUE FALTAM PARA JESUS VOLTAR - E SE FOR VERDADE

Próxima Matéria
Via   Olhar Digital  
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+