• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Por que o céu da Indonésia ficou vermelho sangue?

POR Jesus Galvão    EM Mundo Afora      23/09/19 às 19h04

Assim com tem acontecido na Floresta Amazônia, incêndios florestais estão afligindo grandes partes da Indonésia. Devido a isso, o céu azul, de uma província do país chamada Jambi, se transformou em vermelho sangue, no último fim de semana. A moradora, Eka Wudalandari, relatou que a densa neblina, que tomou conta da região, "machucou seus olhos e a garganta".

Em síntese, essa neblina é resultado dos incêndios que acontecem todos os anos, no país. Em suma, muitas vezes, a fumaça consegue cobrir todo sudeste asiático. Segundo um meteorologista, em entrevista à BBC, o fenômeno, que coloriu o céu de vermelho, é conhecido como dispersão de Rayleigh.

Jambi, em especial, está localizada na ilha de Sumatra. A cor vermelho sangue surgiu porque a nuvem de fumaça, derivada dos incêndios, está em elevada altitude na atmosfera. Em suma, ela filtra os tons de azul da luz do sol, favorecendo a passagem dos tons de vermelho.

No último sábado, dia 21, Wudanladari, que reside na vila Mekar Sari, por volta do meio-dia, capturou as imagens do céu rubro. Curiosamente, a neblina estava mais "espessa naquele dia". As imagens foram publicadas no Facebook da jovem de 21 anos. Elas receberam mais de 34 mil compartilhamentos na rede social.

De acordo com Wudanladari, muitas pessoas, ao verem as imagens, começaram a questionar se, de fato, elas eram reais. Acreditando que, talvez, elas tenham sido manipuladas, em algum software de edição de imagens, como o Photoshop.

"Mas é verdade. É uma foto e um vídeo real que eu tirei com meu telefone", disse a jovem. Ela ainda acrescentou que a forte neblina permaneceu nesta segunda-feira. Um usuário no twitter fez um post, em tom super humorado, mostrando um outro local onde o céu se encontrava vermelho. Do mesmo modo havia fumaça espalhada. Isso, por toda parte. Algo que prejudicava a visão das pessoas pelas ruas.

Céu vermelho

"Isto não é Marte. Este é Jambi. Nós, humanos, precisamos de ar limpo, não de fumaça", disse Zuni Shofi Yatun Nisa.

A BMKG, agência meteorológica da Indonésia, informou que imagens de satélite mostraram uma camada de fumaça "muito densa" sobre Jambi. Koh Tieh Yong, professor da Universidade de Ciências Sociais de Singapura, explicou, com mais detalhes, como o céu mudou de cor na Indonésia.

"Na neblina da fumaça, as partículas mais abundantes têm cerca de 1 micrômetro, mas não alteram a cor da luz que vemos", explicou Yong.

"Também existem partículas menores, com cerca de 0,05 micrômetros ou menos, que não compõem grande parte da neblina, mas que, de alguma forma, são mais abundantes, durante o período de neblina [do que um período normal sem neblina]... mas isso é o suficiente para espalhar a luz vermelha mais do que a luz azul - e é por isso, que você vê mais vermelho do que azul".

Yong ainda acrescentou que o horário, escolhido por Wudanladari para tirar as fotos, favoreceu que o céu parecesse ainda mais vermelho. "Se o sol está a pino e você olha para cima, você estará olhando na linha do sol, parece que mais céu está vermelho".

O professor ainda explicou que tal fenômeno não "modifica a temperatura do ar". Além de que, a densa neblina, que tomou conta de Jambi, foi uma das piores, em anos.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Via   BBC  
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+