icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Por que o gás hélio altera nossa voz?

POR A redação    EM Mistérios & Horror      01/09/15 às 16h08
capa do post Por que o gás hélio altera nossa voz?

Quando você fala, o som é produzido pela passagem de ar nas nossas cordas vocais fazendo com que elas vibrem. A vibração das cordas vocais fazem o ar em torno delas vibrar também e isso faz com que o som seja produzido. Nós podemos mudar a nossa voz alterando a "forma" da nossa garganta e boca, permitindo fazer diferentes sons para palavras diferentes. A nossa voz sai em forma de ondas, e é a freqüência dessas ondas que faz com que uma nota alta soe alta e uma nota baixa saia baixa.

Entretanto, o processo de criação da voz não é tão simples quanto parece. Você sabe como diferentes instrumentos, que tem sons diferentes tocam a mesma nota? Isso é chamado de "timbre". Nossas vozes também têm um timbre. A voz é uma mistura de diferentes ondas de diferentes frequências. Quando o ar se move através de nossas gargantas, ele vibra e você acaba com várias frequências de ressonância, ou "harmonias", que soam diferentes entre pessoas diferentes.

Agora, a parte divertida é quando começamos a pensar sobre o que acontece se nós respiramos hélio. As ondas sonoras se comportam de forma diferente dependendo do que elas estão tentando se mover. Normalmente, quando respiramos, nós "engolimos" nitrogênio, oxigênio, gás carbônico e gases nobres. As ondas sonoras geradas por nossas cordas vocais se movem através do ar a uma velocidade constante de cerca de 350 metros por segundo.

O hélio é menos denso do que o ar que normalmente nos respiramos. Isso significa que as ondas sonoras viajam através dele muito mais rápido do que o habitual (cerca de 900 metros por segundo). O tom da nossa voz não é realmente alterado, mas o timbre e a qualidade da voz é. Basicamente, o gás faz com que os sons de freqüência mais alta tenham mais poder enquanto as frequências mais baixas fiquem "perdidas". Então, nossas vozes acabam soando finas como o Pato Donald.

Muitas pessoas acreditam que suas cordas vocais vibram mais rápido com o auxílio do hélio, mas não há nenhuma evidência científica disso. Se você não acredita que sua voz realmente não é alterada, tente cantar antes e depois de aspirar hélio.

Gases mais densos como Argônio ou Xenon amplificam as frequências mais baixas de nossas vozes. O problema é que esses gases são mais difíceis de se apossar do que o hélio. Xenon, por exemplo, é muito caro, e, além disso, tem propriedades anestésicas semelhantes ao óxido nitroso, assim você pode ficar meio "chapado" se você respirá-lo.

Algo para se lembrar: Embora o hélio seja divertido, ele pode te matar. Se um local fechado for preenchido com hélio, você morreria asfixiado rapidamente devido à falta de oxigênio. Por favor, lembre-se disso se você insistir em respirar hélio - um balão cheio não vai fazer nenhum mal grave mas não exagere.

Fonte: Mental Floss


Próxima Matéria
avatar A redação
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest