• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Por que o homem nunca mais pisou na Lua?

POR Isabela Ferreira    EM Ciência e Tecnologia      14/12/17 às 15h55

Não é novidade dizer que o combustível do ser humano é a curiosidade. Se não fosse por ela, ainda não teríamos nem metade dos recursos que temos hoje. Tudo foi possível apenas porque alguém, em algum momento de sua vida, se questionou sobre a possibilidade de algo ser real. A partir daí foi em busca de estudos e respostas, trabalhando incansavelmente até que sua ideia fosse colocada em prática. Imagine o quão louca foi a primeira pessoa a considerar a possibilidade do ser humano ir até a Lua?

Há algum tempo atrás isso foi considerado impossível, mas hoje sabemos que conseguimos enviar missões para lá. Você deve se lembrar da corrida espacial. Envolveu os Estados Unidos e a União Soviética, onde ambos buscavam a supremacia pela tecnologia e exploração do espaço. O primeiro ser vivo a orbitar fora da Terra foi a cadelinha russa Laika. Ela foi lançada ao espaço no dia 5 de novembro de 1957. Por outro lado, em 21 de julho de 1969, os norte-americanos conseguiram fazer com que o primeiro ser humano pisasse na Lua - Neil Armstrong.

Pretensões de voltar

Entre os anos de 1969 e 1972, os norte-americanos foram responsáveis pelo envio de seis expedições à Lua. Após esse período, o homem nunca mais voltou a pisar em território lunar... embora outras missões já tenham ocorrido com a ajuda de sondas. O fato de nunca mais ter acontecido, fez com que muitas notícias circulassem por aí. Grande parte delas afirmava que nenhum humano havia de fato chegado na Lua e que todas as imagens que conhecemos hoje são falsas. É algo que muita gente questiona até hoje.

A verdade é que os Estados Unidos anunciaram recentemente, o interesse em voltar até o lugar. Ainda mencionaram que este pode ser o primeiro passo para que consigamos conquistar Marte de uma vez por todas. Bem pretensiosos, não? Donald Trump, presidente do país, deu o aval positivo para que a NASA envie novas tropas tripuladas até a Lua.

Já a China, pretende ter uma nave em superfície lunar no próximo ano (2018). Enquanto isso, a Rússia declarou que pretende mandar tripulações ao satélite até o ano de 2031.

Mas por que o homem nunca mais pisou na Lua?

De acordo com Michael Rich, professor de Astronomia da Universidade da Califórnia em Los Angeles, as primeiras idas ao satélite estavam ligadas a algo que ia além do interesse científico... As questões políticas. Os Estados Unidos precisavam reafirmar a suposta vitória na corrida espacial. Ainda menciona que "enviar uma nave tripulada à Lua era extremamente caro", algo que não mudou muito para os dias atuais. Dessa forma, não seria mais tão interessante voltar ao local, visto que já havia sido "conquistado".

Estima-se que uma volta à Lua custe aos cofres do país o equivalente a 344,44 bilhões de reais! Embora o governo de Bush tenha mencionado um novo envio de nave tripulada, a questão foi abortada. Já no governo de Obama, ele não se mostrou nada interessado a abrir mão desse capital em prol da viagem lunar.

Ainda segundo Rich: "Na prática, é muito difícil convencer o Congresso a aprovar um orçamento tão exorbitante a partir do ponto de vista científico, não havia razões suficientes para retornar à Lua. O projeto Apollo foi grandioso, mas pouco produtivo cientificamente falando". O valor destinado aos projetos que a NASA desenvolvia em relação a Lua já atingiu cerca de 5% de todo o orçamento do país. Para que você tenha ideia, atualmente o valor caiu para apenas 1%. Mas também vale mencionar que a própria NASA passou a ter outras prioridades, estudando outros satélites e enviando sondas ao espaço.

Vale lembrar que, embora os humanos não tenham retornado, nunca deixaram de monitorar o ambiente através de sondas. Segundo o professor Rich: "Quando se leva em conta o desenvolvimento tecnológico que alcançamos, você se pergunta se ainda é necessário enviar um homem fisicamente à Lua. [...] Então você conclui que as razões para voltar fogem novamente ao meramente científico". Apesar de não parecer tão interessante assim um retorno, podemos esperar que em breve aconteça novamente... Talvez ao comando de outras nações.

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Próxima Matéria
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+