icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Por que o jogo da velha recebeu esse nome?

POR Magno Oliver    EM Entretenimento      30/09/15 às 19h00
capa do post Por que o jogo da velha recebeu esse nome?

Atire o primeiro círculo ou "x" quem nunca se divertiu ou ficou horas passando o tempo para se distrair jogando um bom e velho jogo da velha. Bastam uma caneta, um papel ou superfície qualquer e a presença de uma outra amizade para que o jogo comece.

O jogo da velha é uma diversão rápida e tradicional praticada em todos os cantos do mundo. E aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já listamos para você jogos que deixam a balada de qualquer galera mais animada. São os 5 melhores jogos com bebidas para fazer em festas (Clique aqui e veja a matéria).

Mas qual é a história desse tão clássico e popular jogo que diverte muitas pessoas por aí? Qual é a origem do nome do jogo para o jogo? De onde surgiu isso?

O jogo da velha foi um dispositivo de entretenimento que se tem é de escavações no Templo de Kurna, do século XIV AC, na região do Egito. Segundo teorias, foi encontrada uma tabela de tamanho e altura 3x3 de um jogo chamado "Terni Lapilli" riscada em diferentes tipos de superfície.

Só que alguns arqueólogos descobriram que alguns passatempos similares e o próprio jogo da velha foram criados em regiões diferentes do planeta, como no Império Romano, na América pré-colombiana e na China Antiga(conhecido como luk isut k-i).

Em países cuja língua predominante é a inglesa, o jogo recebe o nome de tic-tac-toe.


Esse passatempo começou a ganhar popularidade no século XIX, na Inglaterra. As mulheres se encontravam durante os finais de semana para fazer atividades como bordados e bater um papo.

Só que as mulheres mais idosas se divertiam com o jogo porque já estavam com dificuldades para enxergar e fazer os seus bordados. Daí então, o jogo passou a ser chamado de "noughts and crosses", uma referência ao bordado que significa "nós e cruzes", em português.

Mais tarde, quando o jogo veio se popularizar no Brasil, é que ele ficou conhecido como "jogo da velha". Segundo as teorias, recebeu esse nome por conta das mulheres inglesas idosas que eram uma das maiores praticantes do jogo.

1 - Quer ganhar sempre no jogo? Siga esta dica!

Uma dica infalível para sempre ganhar, é começar um jogo colocando seu "X" ou "O" de modo que você consiga duas possibilidades de jogadas vitoriosas. Um bom exemplo é colocar o "X" em uma das quatro extremidades do quadradinho do jogo.

2 - Ou esta: comece marcando no centro

Começar inserindo um símbolo no centro do jogo é vitória na certa. Você só perde se fizer alguma escolha errada. O "X" ou "O" colocado no meio aumenta a possibilidade de chances de jogo para completar uma linha de sinais que você marcou.


Próxima Matéria
avatar Magno Oliver
Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest