• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Por que o umbigo de algumas pessoas é para fora e de outras para dentro?

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      14/11/19 às 13h43

O nosso corpo é totalmente diferente dos outros. Cada pessoa possui a sua individualidade física, mesmo que tenha um irmão ou irmã gêmea. Algumas dessas diferenças são gritantes e um tanto intrigantes, pois não possuem uma resposta clara ou nós simplesmente não sabemos muito a respeito. E falar de diferença sem citar o umbigo é algo quase impossível. Isso porque essa é, de longe, uma das partes do nosso corpo que mais intrigam. O motivo? A forma dele. Alguns são para fora, enquanto outros são para dentro. Você já se perguntou o motivo disso? Existe uma explicação plausível, acredite você ou não.

O seu umbigo é desses que consideramos "clássicos" ou aprofundado? Ou vai além e é daqueles 'esquisitinhos', bem para fora? Embora o formato não interfira, em muita coisa, na vida das pessoas e não passe de algo estético, há diversas pessoas por aí que desgostam ou até mesmo odeiam o seu umbigo. Sendo assim, se submetem até mesmo à cirurgias plásticas para correção. Uma coisa que muitos perguntam, afinal, é o motivo pelo qual existem dois formatos diferentes de umbigo? O que acontece para uma pessoa ter o umbigo para dentro ou para fora? Segundo especialistas, a explicação para essa pergunta é simples. Mas, para entendermos, é preciso voltar algumas casas.

Como o umbigo se forma?

Como quase todos nós sabemos, o umbigo é o resultado de uma cicatrização. Essa cicatrização é do rompimento do cordão umbilical na hora do parto. Sendo assim, os médicos ou parteiras costuram, após cortar o cordão, que antes servia para alimentar o bebê. Isso quando ele ainda estava dentro da barriga da mãe. Esse pedacinho, que fica colado à barriga do bebê, é curado em algumas semanas, em casa. Entretanto, cai com o tempo. Após isso, o que fica é o umbigo, em uma versão menor e, geralmente, do jeito que você tem agora.

E o formato?

Mas, ao contrário do que você provavelmente está pensando, não são os cuidados na hora da cicatrização que vão definir o formato do umbigo de uma pessoa. Na verdade, o fator determinante para que o umbigo seja profundo, ou não, costuma ser a quantidade de tecido cicatricial. Isso, neste local do corpo, é claro. No caso das pessoas com um umbigo mais projetado, essa quantidade de tecido é ainda maior. Entretanto, esse é um caso mais raro. Esses umbigos profundos são os mais comuns por aí, inclusive.

Como falamos anteriormente, o formato do umbigo é apenas para estética. Isso porque essa parte do nosso corpo não influencia em nada, e nem mesmo é motivo para doenças futuras. Embora possam haver ligações do formato com hérnias, por exemplo, o umbigo se molda por isso. Quando já temos um formato desde criança, ele se manterá assim para sempre, caso não haja qualquer tipo de complicação, como citada há pouco.

E aí, o que você achou dessa matéria? Tinha essa dúvida também? Comenta pra gente aí embaixo, afinal, seu feedback é extremamente importante para nós. Aproveite para compartilhar com seus amigos, pois muitas pessoas mantêm essa dúvida.

Próxima Matéria
Diogo Quiareli
Geminiano, 25 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+