icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Por que o vombate faz cocô em forma de cubo?

POR Erik Ely    EM Curiosidades      15/03/20 às 12h29
capa do post Por que o vombate faz cocô em forma de cubo?

Você pode não conhecer, mas os vombates são animais nativos da Austrália. Contudo, eles podem ser facilmente reconhecidos por conta de sua forma rechonchuda e sua fofura. Mas além disso, há algo muito peculiar que você pode não saber sobre esses adoráveis marsupiais. Os vombates são os únicos animais no mundo, que fazem cocô em forma de cubo.

Pode parecer apenas mais uma curiosidade aleatória, mas essa peculiaridade tem despertado muito interesse e debate. Isso porque, pesquisas recentes sobre as fezes do animal ainda não traziam todas as informações necessárias para entender o motivo disso acontecer. Em grande parte, isso deixava os cientistas às cegas sobre o fenômeno. No entanto, tudo isso pode estar prestes a mudar com novas informações que surgiram.

Os únicos animais que produzem suas fezes nesse formato

No início do ano, Patricia Yang, pesquisadora do Instituto de Tecnologia da Geórgia, especializada em fluidos corporais, começou a examinar o assunto mais de perto, depois de ouvir sobre isso em uma conferência. "Eu realmente não acreditei", afirmou Yang. Mas depois de confirmar que é, na verdade, um fato, ela começou a tentar descobrir o porquê, e como, o vombate faz seu cocô em formato cúbico.

Atualmente, "as pessoas têm todos os tipos de teorias", disse Mike Swinbourne, especialista em vombates da Universidade de Adelaide, na Austrália. Contudo, uma premissa popular entre os cientistas é a de que os vombates criam cubos para que possam empilhá-los para marcar seu território, sem que os pedaços se afastem. De todo modo, o pesquisador afirma que afirmação está incorreta.

De fato, os animais usam seus excrementos para marcar território. Mas "não é como se eles estivessem tentando construir pequenas pirâmides de tijolos", afirmou Swinbourne. Ao invés disso, é mais provável que essa condição esteja relacionada ao tipo de ambiente que os vombates vivem. "Eles têm que realmente espremer cada gota de umidade", afirmou o pesquisador. Por isso, em ambientes menos secos, como os de zoológicos, o excremento dos animais acaba sendo menos cúbico. Podemos dizer que a umidade exerce um papel importante na formação do excremento, mas "é também um fator do trato digestório primário", acrescentou Bill Zeigler, vice-presidente sênior de programas de animais do zoológicos de Brookfield, em Chicago.

Um molde para que o excremento saia quadrado

Encontrar uma resposta para essa pergunta não tem sido nada fácil. Ao longo de estudos, os pesquisadores levantaram a possibilidade de que a resposta fosse um ânus quadrado, ou talvez, esse formato fosse moldado ao redor do estômago. No entanto, nenhuma dessas hipóteses se provou verdadeira. Na verdade, a resposta estava em como o intestino de um vombate podia se esticar.

Conforme a comida é digerida, ela se move através do intestino e a pressão do intestino ajuda a esculpir as fezes. Isso significa que o formato do intestino afetará a forma das fezes. Assim, Yang e sua equipe expandiram os intestinos de um vombate e um porco para comparar suas elasticidades. Dessa forma, esse experimento precisou ser feito com a ajuda de um balão. Essa pode ser a primeira resposta encontra em uma série de perguntas que ainda estão em aberto. "Atualmente, temos apenas dois métodos para fabricar cubos", explicou Yang. No entanto, parece que "os vombates possuem um terceiro método" para realizar a atividade.


Próxima Matéria
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest