• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Por que os aviões possuem cinzeiros mesmo não sendo permitido fumar a bordo?

POR Arthur Porto    EM Curiosidades      06/12/19 às 12h01

A lei antifumo foi sancionada no final de 2011, pela presidente Dilma Rousseff. Entretanto, só foi regulamentada em 2014, quando entraram em vigor as novas regras. Como todos sabem, as novas regras antifumo proíbem fumar em locais fechados, como ambiente de trabalho e restaurantes. Além disso, as novas regras determinam o fim da propaganda de cigarros, a extinção dos fumódromos em ambientes coletivos e a adesão de mensagens de alerta, em maços de cigarro vendidos no país.

Conforme a lei, todos sabemos que, hoje, é proibido fumar em locais coletivos fechados em todo o país, com exceção das tabacarias e dos cultos religiosos. As regras definem também que as pessoas não poderão fumar em lugares que possuam cobertura, teto, parede, divisórias ou toldos, sejam esses locais públicos e privados.

Com tantas regras, ninguém mais se lembra que era permitido fumar dentro de aviões. Vocês se lembram disso? Pois é, era permitido e era muito comum. Resquícios da verdade? Existem: os cinzeiros continuam ali, presentes nas aeronaves.

A bordo

E por qual razão, ainda hoje, é possível encontrar cinzeiros nos aviões, principalmente nos banheiros, mesmo sendo proibido fumar durante os voos há tanto tempo? Basicamente, a resposta envolve o ano de fabricação das aeronaves.

A maioria dos aviões foi fabricada na época em que fumar era permitido. A lei entrou em vigor depois. Entretanto, como tais aeronaves continuam na ativa, nos deparamos com cinzeiros nas poltronas e, claro, nos banheiros.

Por outro lado, essa marca existe também por outro motivo. Afinal, depois que a lei entrou em vigor, outras aeronaves foram fabricadas. E mesmo sendo relativamente mais novas, as mesmas ainda possuem cinzeiros.

Os modelos novos, fabricados depois da década de 1990, por exemplo, também trazem cinzeiros nos banheiros e, eventualmente, em alguns pontos da cabine. Mas nas poltronas não. Mas por que seguem ali?

De acordo com as regras da aviação civil de órgãos de diversos países, a presença desse item nos aviões é, ainda hoje, uma exigência. Nos Estados Unidos, por exemplo, segundo a federação que regulamenta o setor aéreo, as aeronaves são obrigadas a portar cinzeiros nos lavatórios.

A Anac, Agência Nacional de Aviação Civil, órgão responsável pelo setor no Brasil, segue a mesma linha do órgão americano. De acordo com o ambos os órgãos, a presença deles, inclusive, é um dos requisitos para a certificação. Por isso, há cinzeiros nos lavabos e em pontos estratégicos do avião.

Justificativa

De acordo com comunicado da Anac, enviado ao portal UOL, a obrigação é vista como uma questão de segurança. "Mesmo não sendo permitido fumar nos voos, se por acaso algum passageiro acender um cigarro a bordo, é obrigatório a aeronave ter um local para extinguir o cigarro com segurança, inclusive no caso de ser surpreendido pela tripulação fumando".

Muitos não sabem, ou não lembram, mas em 2009, por exemplo, um avião da British Airways atrasou justamente por não ter cinzeiros nos lavabos. O avião, que ia da Cidade do México para Londres, ficou trinta minutos parado. Na época, a decolagem só foi autorizada depois que os funcionários da empresa resolveram o problema.

De acordo com o blog Todos a bordo, em 1973, "123 passageiros de um voo da Varig, que saiu do Rio de Janeiro com destino a Paris, morreram por causa de um incêndio provocado por um cigarro jogado no lixo do banheiro".

Próxima Matéria
Via   UOL  
Imagens UOL
Arthur Porto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+