icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Por que os cachorros se cheiram no traseiro?

POR Thamyris Fernandes EM Curiosidades 01/08/14 às 20h21

capa do post Por que os cachorros se cheiram no traseiro?

Muitos donos por aí já devem ter se constrangido com esse comportamento nada bonito de seus cãezinhos, especialmente na hora daquele passeio ao ar livre, quando ele encontra o cachorro de um desconhecido e simplesmente decide que é uma boa ideia trocar cheiradinhas "naquele" lugar com o colega. Mas, afinal, por que os cães fazem isso?

De acordo com os estudiosos, com essa "checada" no traseiro do companheiro de espécie os cachorros conseguem conhecer muito bem o outro animal. Isso porque os cães têm o olfato de 10 a 100 mil vezes mais aguçado que o do ser humano.

Dessa forma, então, com a cheirada fatal, eles identificam o gênero, o estado emocional, a dieta e até mesmo a idade do bicho que lhe despertou curiosidade. Essa comunicação, de acordo com os cientistas, é de ordem química e se dá por meio de uma glândula especial, chamada de órgão de Jacobson.

Esse aparelho biológico, por sua vez, ignora os odores inúteis e desagradáveis - como o cheiro de fezes, por exemplo - e conduz somente as informações químicas diretamente ao cérebro. É assim que o animal acaba tomando conhecimento sobre seu amigo somente pelo cheiro.


Próxima Matéria
avatar Thamyris Fernandes
Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest