icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Por que os gatos não comem toda a comida do prato?

POR Isabela Ferreira EM Mundo Animal 26/06/17 às 17h49

capa do post Por que os gatos não comem toda a comida do prato?

Os gatos são animais incríveis, mas sempre dividem opiniões. Extremamente inteligentes e independentes, fazem apenas aquilo que querem e quando querem, sem se preocupar muito com o que estamos pretendendo. Talvez essa seja a principal razão pela qual muitos preferem os cães, mas só quem tem um gatinho sabe o quanto é gostoso o processo de conquistar a confiança deles, e quanto carinho e felicidade são capazes de nos passar.

Se você é o humano de um gatinho, provavelmente já percebeu que ao comer, ele sempre deixa as bordas do prato cheio de ração. Come tudo que está no centro, mas deixa o restante ali e não mexe de jeito nenhum. Pensamos que não passa de frescura ou manha, afinal, ele mal acaba de comer e já vem pedir para que coloquemos ração novamente.

Bom, a verdade é que isso acontece por duas razões bem simples. Os gatos possuem sensibilidade muito grande em seus bigodes, e geralmente, os pratinhos de ração são muito apertados e os obrigam a ficar esfregando o bigode nas paredes, o que gera agonia ao ponto de fazer com que eles simplesmente ignorem a ração encontrada ali, esperando que você reponha.

Outro fator, é que o focinho dos gatos é muito pequeno. Quando tentam pegar a ração das beiradas, batem o nariz no prato e também causa desconforto, são obrigados então a tentar puxar a comida com a língua, e fazem isso o máximo que conseguem. Muitos ainda tentam derrubar a ração no chão. Imagine o quanto a hora de comer deve ser difícil!

Se realmente é assim que funciona, por que então os pratinhos são fabricados dessa forma? Bom, a resposta é muito simples: apenas para ser mais cômodo para nós, humanos. Com as beiradas mais altas, é muito difícil que caia ração, o que nos livra de ter que limpar uma bagunça básica. Felizmente, já existem algumas alternativas pensadas para o bem estar dos gatinhos, que são pratos mais baixos e largos.

O mais correto a se fazer é ignorar esses comedores tradicionais, e recorrer para essas alternativas. Pratinhos sem bordas laterais, ou mesmo aquelas vasilhinhas arredondadas são ótimas opções, no caso dessa última, ela faz com que a ração escorra sempre para o centro, facilitando a vida dos peludos.

E então pessoal, o que acharam? Já sabiam disso? Sabem de outras curiosidades do universo dos felinos? Diz aí pra gente!


Próxima Matéria
avatar Isabela Ferreira
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest