icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Por que os gatos trazem animais mortos para casa?

POR A redação EM Natureza 05/08/15 às 16h41

capa do post Por que os gatos trazem animais mortos para casa?

Tem gente que gosta de gatos, tem gente que cria gatos, tem gente que apenas compartilha vídeos de gatos no Facebook. E quem cria tem que se adaptar para conviver com os costumes dos felinos, como afiar as garras nos seus móveis, sumir pela noite pelos telhados, gritar quando estão copulando, te arranhar em vária partes do corpo e, de vez e quando, trazer animais mortos para dentro de casa.

Mas você já se perguntou por quê os gatos fazem isso? Afinal, tem ração e água nas tigelas, e talvez até atum ou frango processado para satisfazer ainda mais o paladar dos bichanos. Então qual o motivo dos animais mortos?

Antes de acusar seu gato de homicídio duplamente qualificado, você deve entender que ele está apenas seguindo seu instinto animal.

Os gatos são caçadores natos, como tem demonstrado estudos feitos com gatos selvagens e domésticos, em relação à quantidade de aves e roedores de determinadas regiões. Só nos Estados Unidos, os gatos matam bilhões de animais pequenos todos os anos. E isso não os torna assassinos; eles são apenas carnívoros extremamente adaptados.

Os gatos foram domesticados pela primeira vez há quase 10 mil anos, mas mantiveram seus instintos de caça primitivos e um intestino que os permite digerir carne crua.

No entanto, muitos gatos não comem suas presas, e às vezes nem as mata. Gatas castradas são mais propensas a trazer animais mortos ou feridos para seus donos, mas elas tem suas razões. Na natureza, os gatos ensinam seus filhotes a comer sua comida, trazendo a presa para eles poderem comer. Ainda que domesticados, o hábito permanece. E sem a possibilidade de ter filhotes, as gatas não tem a quem ensinar a como comer e caçar, a não ser aos seus donos.

Ao trazer um animal morto pra você, os gatos estão apenas cumprindo seus papéis de "educadores" e pais. Gatos encaram seus donos como felinos gigantes, partes do bando. Ao trazer as carcaças, os gatos estão basicamente percebendo que você não tem a capacidade de caçar, e fazem o serviço pra você não morrer de fome.


Próxima Matéria
avatar A redação
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest