Por que os jogadores de futebol cospem a água em vez de engolir?

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      14/07/20 às 13h33
foto de destaque

Assistir a uma boa partida de futebol está entre os programas preferidos de muitos brasileiros. É ainda mais agradável quando se trata do nosso time jogando. Se ganhar, traz uma alegria sem tamanho. O coração falta saltar do peito. Durante uma partida, aprendemos muitas coisas, desde as regras básicas de um jogo até a posição correta de cada jogador. No entanto, há coisas um pouco além que nos deixam bastante intrigados, principalmente por não sabermos o motivo. Uma das coisas que muitas pessoas se questionam e ainda assim não sabem é: por que os jogadores enchem a boca de água, mas logo em seguida, jogam fora?

Alguns podem estar apenas se acalmando e, para evitar uma sensação ruim de correr de estômago inchado, eles jogam o líquido fora. Outros, no entanto, podem fazer isso com outro intuito. Embora não saibamos o que está dentro das garrafas, visto que as equipes de futebol são bastante reservadas, sabe-se que a técnica de "enxágue bucal" é muito difundida no mundo dos atletas. E pensando um pouco mais sobre isso, resolvemos buscar o real motivo pelo qual os jogadores fazem isso. Confira conosco a seguir e surpreenda-se.

Porque jogador de futebol cospe a água

Não é por falta de educação ou coisa do tipo. Há alguns anos, descobriu-se que o desempenho dos jogadores pode ser aumentado quando eles enxaguam a boca. No entanto, fazem isso com uma solução rica em carboidratos. Quando os receptores entram em contato com a boca, enviam sinais para os centros de prazer do nosso cérebro. Isso levará o corpo a receber mais energia rapidamente. Sendo assim, os músculos e nervos se preparam para realizar um esforço por ainda mais tempo.

Quanto mais tempo o atleta puder gastar com o enxague bucal, melhor. Por esse motivo, eles geralmente mantêm o líquido por cinco a dez segundos antes de finalmente liberar o cuspe.

A arte de cuspir

Se enxargar a boca tem o mesmo efeito de beber a solução, porque os jogadores de futebol não fazem isso? Estudos sugerem que é melhor desperdiçar a bebida do que consumi-la. Como nossos músculos são muito exigentes, a circulação sanguínea aumenta, deixando o estômago fraco. Isso causa uma sensação semelhante a ingestão de comida ou bebida. Além desse aumento de energia, o método de enxágue pode ainda dar mais concentração, melhorando os reflexos dos atletas.

No entanto, isso não vai dar velocidade e nem força no chute. Embora o exato efeito desse método ainda não seja comprovado no desempenho dos atletas, alguns treinadores acreditam que não há nenhum dano em aplicá-lo. Isso, porque é de grande ajuda para os jogadores em partidas intensas com duas horas de duração.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.


Ei Fatos, não deixe de conferir:

2 SINAIS QUE FALTAM PARA JESUS VOLTAR - E SE FOR VERDADE

Próxima Matéria
Via   Vix  
avatar Diogo Quiareli
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+