icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Por que os orientais deixam os sapatos na porta de casa, antes de entrar?

POR Júlia Marreto    EM Curiosidades      27/02/17 às 16h47
capa do post Por que os orientais deixam os sapatos na porta de casa, antes de entrar?

Se você nunca teve contato direto com um oriental, principalmente japoneses, a probabilidade de saber que eles tem a tradição de tirar os sapatos antes de entrar em casa não é tão grande assim. Pois é, eles o fazem. Geralmente deixam seus sapatos na entrada, em um móvel próprio para isso e calçam pantufas ou ficam de meias.

Primeiramente, esse hábito está ligado à questões tradicionais, como acreditar que as energias impuras da rua não entrarão em casa. Mais que isso, tirar os sapatos é uma demonstração de respeito, indicando que você não tem o intuito de sujar aquele ambiente, sendo humilde o suficiente para despir seus pés ao pisar ali, assim como seria feito em um lugar sagrado.

Em outras regiões do mundo, principalmente onde há muita neve e barro, esse costume também é comum, mas por motivos mais óbvios. Precisamos lembrar que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina a aqueles que se interessarem e/ou identificarem. A principal questão envolvendo o tirar dos sapatos é a higiene.

De acordo com um estudo da Agência Nacional de Proteção Ambiental dos EUA, 96% dos calçados de quem caminha pela rua tem contato com germes e bactérias, ou seja, praticamente todo mundo chega em casa com uma bomba de possíveis doenças. De todas bactérias e vermes, a mais comum é a Escherichia Coli, que causa diarreia, doença respiratória, infecção urinária e, até, pneumonia.

Para evitar que isso aconteça, podemos começar a adquirir alguns hábitos, como lavar a sola dos sapatos com água e sabão, de maneira regular; fazer um cantinho de sapatos na entrada de casa, com a mesma função do genkan - um degrau que serve para lembrar os visitantes de tirarem os sapatos antes de entrar; deixar produtos de higiene para os pés à disposição e próximo ao lugar dos sapatos - vai que tem um amigo com chulé; deixar chinelos/pantufas a disposição para quem não se sentir à vontade descalço.

No Japão, praticamente, todas as casas possuem um genkan, a entrada tradicional, é construído em uma varanda ou sala, com um tapete no qual se deve tirar os sapatos. De acordo com as boas maneiras, depois de tirar os sapatos e subir o degrau, é costume virar os sapatos, deixando a frente dos sapatos viradas para a porta.

Além disso, é preciso, sempre, deixar os sapatos arrumados, de maneira a não atrapalhar a entrada e saída de outras pessoas. Como dissemos acima, um dos motivos para se tirar os sapatos na entrada é a limpeza espiritual, os japoneses possuem uma maneira muito mais profunda de compreensão da diferença entre os espaços.

Ao entrar em sua casa (uchi, que significa "dentro"), o tirar dos sapatos é um símbolo de abandonar as preocupações e problemas, bem como a sujeira do mundo exterior (soto).

Então pessoal, o que acham dessa tradição? Encontraram algum erro na matéria? Ficaram com dúvidas? Possuem sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!


Próxima Matéria
avatar Júlia Marreto
Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest