• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Por que os seus olhos tremem às vezes e por que nossos membros ficam formigando?

POR Magno Oliver    EM Ciência e Tecnologia      23/02/16 às 16h20

Você já sentou na cadeira ou mesmo no chão com as pernas dobradas e juntas e já começou a sentir um certo incômodo, como se fosse uma espécie de formigamento?

Muita gente já passou por isso. Uma tremura nos olhos pode significar um acontecimento passageiro ou mesmo algo grave que possa estar acontecendo com o seu corpo.

E nem só isso. Às vezes, o nosso corpo passa por fenômenos que impressionam a gente, como quando acontece uma certa tremura em um de nossos olhos e não sabemos explicar.

Você já passou por alguma dessas situações? Sabe por que isso acontece? Então descubra porque os seus olhos tremem às vezes e por que nossos membros ficam formigando?

alergia-2

Segundo a oftalmologista e diretora médica da Clinica dos Olhos São Francisco de Assis, no Rio de Janeiro, Andrea Lima Barbosa, em entrevista ao site uol, "Esse tremor palpebral em episódios é uma luz vermelha avisando que algo não vai bem não só no seu corpo, mas em sua vida. Pode ser  fadiga, ansiedade, resultado de noites mal dormidas ou problemas pessoais , por exemplo."

giphy-1-15

Segundo ela, o corpo humano libera hormônios que possuem ligação com o estresse que causam estímulos nas pálpebras e vão parar no sistema nervoso. Esse efeito acaba causando aquela famosa contração involuntária que acontecem no cantinho dos nossos olhos e a gente não consegue controlar.

Outros fatores como falta de vitaminas no corpo, avanço da idade, horas em excesso na internet e consumo em excesso de cafeína também podem contribuir para o desencadeamento do problema.

O formigamento no corpo

Web_Run_divulgacao

Você já ficou durante certo tempo com o corpo posicionado em uma mesma envergadura e sentiu algo estranho no corpo como se ele estivesse dando alfinetadas na área e causando incômodo? Isso pode ser um efeito chamado formigamento.

Em entrevista ao programa Bem Estar, da Rede Globo, a fisiatra Cristina Brito afirmou em entrevista que "para saber se o formigamento é normal ou preocupante, é importante primeiro identificar a região do corpo em que ele acontece.

Grande parte dos problemas de formigamento é causada por erros de postura que podem ser facilmente corrigidos. Por exemplo, ao cruzar as pernas, sentar na cadeira com o corpo inclinado para frente, digitar no computador sem apoio para os braços, dormir com os braços presos ou até mesmo lavar e torcer roupas no tanque podem provocar essa sensação."

Foot Pain

Ela também alerta que se você é uma pessoa que bebe bastante, pode sofrer com esse problema por conta da deficiência de vitaminas no organismo que isso provoca.

O cardiologista Roberto Kalil, explicou, em entrevista ao programa, que "O formigamento acontece quando um nervo é pressionado ou falta sangue em alguma região do corpo - essa sensação pode ser apenas reação momentânea do corpo, geralmente por causa de um erro de postura, mas também sintoma de doenças graves, como a diabetes e a hipertensão ou até mesmo infarto ou AVC."

Você já sentiu formigamento ou mesmo tremura nos olhos? Mande seu comentário para gente!

Próxima Matéria
Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+