• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Por que ovos têm cores diferentes?

POR Renata G Pereira    EM Curiosidades      15/10/19 às 13h37

O fato dos ovos terem cores diferentes, não influencia o sabor ou a qualidade do ovo. E muito menos o seu valor nutricional. Independente da cor que o ovo tenha, pode ser branco ou marrom, e até mesmo, nas cores verde ou azul. A sua casca terá a mesma espessura e levará o mesmo tempo de cozimento. No entanto, o que faz alterar a pigmentação da casca do ovo, e o que resulta nas diferentes cores, tem a ver apenas com a genética do animal ovíparo.

Ou seja, a cor do ovo vai depender da raça da galinha. Se for uma galinha de penas brancas, seus ovos terão a casca branca. Se a galinha tiver as penas vermelha, ou alguma cor escura, os ovos terão a casca marrom. A variedade nas cores das cascas dos ovos ocorre de forma natural. Portanto, independente da cor da casca, por dentro, a gema será basicamente igual.

Variedade de cores

A cor da casca do ovo é definida por um líquido lubrificante. Esse líquido serve para ajudar na saída do ovo. E para isso, o líquido é espalhado por toda a casca, quando o ovo passa para a extremidade esponjosa do oviduto.

O oviduto é o canal pelo qual o ovo passa dos ovários, para fora do corpo. A cor dessa substância lubrificante é diferente em cada raça de animal ovíparo. Por isso, ocorre a variação da cor na casca.

"A casca de todos os ovos de galinha é feita de carbonato de cálcio, um cristal de cor branca. Portanto, todos os ovos são, pelo menos no início, brancos. Qualquer um que vemos de outras cores teve um pigmento depositado sobre eles enquanto se moviam pelo oviduto, depois que a casca do ovo branca foi depositada. Você pode ver isso se você abrir um ovo marrom e olhar para o interior da casca, ficará branco", explica o Dr. Justin Fowler, professor do departamento de ciências avícolas da Universidade da Geórgia.

Essa regra também é válida para a cor dos ovos de pássaros.

Como são definidas as cores

O pigmento protoporfirina é o responsável pela coloração marrom nas cascas de ovo. Apenas na parte de fora, pois a cor externa, vista na casca, não altera a cor interna do ovo. Apenas no caso da raça das galinhas Ameraucana.

"A raça Ameraucana tem um pigmento capaz de permear toda a casca do ovo e produzir ovos de cor azul, que são coloridos tanto dentro, quanto fora da casca", afirma o Dr. Fowler.

Isso acontece porque o pigmento oocianina, responsável pela coloração verde ou azul, é adicionado no início da formação da casca, e não apenas no último estágio, quando está no oviduto.

Além dos fatores genéticos mencionados, fatores físicos também podem alterar a cor da casca do ovo. Como a idade da galinha e quanto tempo o ovo permanece na parte final do oviduto. Assim, a mesma galinha ou pássaro pode botar ovos com cascas de cores diferentes.

E então? O que achou da matéria? Deixe nos comentários a sua opinião e compartilhe com os amigos.

Próxima Matéria
Via   ostiposde      
Imagens cookie uol
Renata G Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+