• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Por que praticamente não existem alimentos azuis?

POR Bruno Dias    EM Natureza      18/12/18 às 18h00

Algumas perguntas podem não ser feitas com frequência, mas não quer dizer que não são boas. Como por exemplo, porque não vemos maçãs, bananas, morangos ou muitos alimentos azuis? As cores que a natureza nos apresenta são vibrantes e fortes, como vermelho e laranja, mas nunca azul.

Você pode estar pensando no mirtilo, que é azul, mas fora ele não temos vários exemplos dessa coloração. E essa cor é rara não só nas frutas, mas também é pouco vista nos pássaros e nos peixes a cor é conseguida pelo modo que a luz reflete nos peixes. Quando vamos comer, a cor azul dificilmente aparece em nossos pratos.

Alguns alimentos podem parecer azuis como os mirtilos e algumas uvas e ameixas, mas eles, na verdade, são ligeiramente roxos. A cor azul é praticamente vetada das plantas e vegetais. Se vemos alguma flor, por exemplo, dessa cor, com certeza é trabalho de muita química.

Falta de azul

A realidade é que os pigmentos azuis são bem complexos e raros na natureza, por isso nem mesmo pedras azuis são abundantes. O que pode-se concluir é que no processo de evolução, as coisas que tinham uma tonalidade azul, não se saíram muito bem.

Além do que, podemos pensar em um fator bastante simples, que a cor azul não é das mais chamativas e nem apetitosas para o paladar. Na evolução, as frutas de cores vermelha, amarela ou verde se deram melhor e elas também têm mais vitaminas, antioxidantes e outros nutrientes.

Outra razão, segundo o professor de Ciência de Horticultura na Universidade do Estado da Carolina do Norte, Chris Gunter, é que o azul também atrapalharia as plantas a crescerem. Isso porque a cor azul é uma das com mais energia de ondas no espectro de luz, o que faria com que as plantas refletissem a luz, ao invés de usá-las para crescer.

Segundo outra explicação, o azul teria sido deixado de lado, principalmente no reino vegetal, porque as plantas optaram pelo vermelho pelo contraste com o verde da clorofila. O que várias plantas pretendem é que os animais possam distinguir seus frutos e flores de suas folhagens para que eles possa espalhar suas sementes por vários lugares.

Essas razões podem ter contribuído para que o azul não fosse tão presente e espalhado na natureza, basicamente por não ser o mais funcional. E um fato interessante é que galinhas da raça araucana oferecem ovos azuis, mas os cientistas garantem que isso acontece por causa de um retrovírus.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+