icone menu logo logo-fatosnerd.png


Por que Sam Raimi é a escolha perfeita para dirigir Doutor Estranho 2?

POR Letícia Dias EM Notícias 27/02/20 às 15h40

capa do post Por que Sam Raimi é a escolha perfeita para dirigir Doutor Estranho 2?

No ano passado, durante a San Diego Comic-Con, foi anunciado que Doutor Estranho 2 se trataria do primeiro filme de terror do MCU. Ademais, junto com as novas informações, veio também um título inédito, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. Além de trazer de novo Benedict Cumberbatch como Stephen Strange, o novo filme contaria com participação de Elizabeth Olsen como Feiticeira Escarlate. Scott Derrickson também teve sua presença confirmada na sequência. O diretor que havia trabalhado anteriormente na produção parecia entusiasmado com o projeto. Surpreendentemente, no começo do ano, a Variety anunciou que Derrickson não assumiria mais a direção do longa. Assim, aquilo que antes havia se mostrado um filme promissor, jazia na incerteza.

A saída de Derrickson havia sido ocasionada por diferenças criativas com a Marvel Studios. Todavia, não demorou para que os fãs pudessem voltar a respirar aliviados quando foi noticiado que Sam Raimi assumiria o projeto. Embora seja conhecido por seu trabalho na trilogia original do Homem-Aranha, o cineasta é descrito como um mestre do terror. Sendo assim, sua contratação foi muito bem recebida pelos fãs. Entretanto, ainda existem ressalvas relacionadas à efetivação de Raimi no projeto. Porém, garantimos que não há com o que se preocupar e você pode conferir o porquê logo abaixo.

Ele criou M.A.N.T.I.S

Considerando que essa série de ficção científica não teve o mesmo sucesso que Friends em transcender gerações é plausível que você não seja familiarizado com M.A.N.T.I.S. No entanto, a produção de 1994 merece certo crédito por algumas características notáveis. Só para ilustrar, esse programa estava anos luz à frente de outros filmes e seriados da mesma época. Ao passo que muitos filmes de super-heróis já estavam em desenvolvimento no período, esse se destacou por contar com um protagonista negro e portador de necessidades especiais. Embora existam filmes como O Homem Meteoro e Blankman, M.A.N.T.I.S se diferencia dos mesmos por não se tratar de uma comédia. Na verdade, o título se destacou por ser um drama exibido em horário nobre, algo fora do convencional naquele tempo.

Contudo, o mais interessante sobre essa série se deve ao motivo de seu encerramento. Em suma, a emissora estava pressionando Raimi para rebaixar o protagonista negro à um papel coadjuvante e criar um personagem principal branco. Porém, Raimi se recusou a fazer isso e optou por matar os personagens e finalizar a série com uma nota baixa. Isso diz muito sobre o cineasta, afinal, agora sabemos que ele não se deixa intimidar. Sendo assim, os executivos da Marvel ou da Disney terão de se esforçar muito para interferirem na liberdade criativa do diretor.

Ele conquistou certo crédito com a Disney após dirigir Oz

Aliás, falando em Disney, trabalhar para a companhia não seria uma novidade para Raimi. Há alguns anos atrás, em 2013, ele dirigiu Oz: Mágico e Poderoso. Então, apesar de ter o necessário para bater de frente com o estúdio, caso precise, Raimi também possui a habilidade de se adequar aos moldes do mesmo sem perder a autenticidade. Isso que é resiliência. Ademais, apesar de não se tratar de um filme de terror, o longa conta com diversos elementos do gênero.

Ao passo que Kevin Feige e Scott Derrickson se desentenderam por causa da intensidade do horror presente na produção, essa habilidade de suavizar o nível de medo foi um pró para Raimi ser contratado para dirigir Doutor Estranho 2. Embora a Marvel esteja vendendo o filme como o primeiro terror da franquia, ela não pretende alterar a classificação indicativa do mesmo. Então, Raimi terá de se virar nos 30 e mostrar do que é capaz. Felizmente, estamos confiantes quanto a isso.

Ele é bem visto pela Marvel devido Homem-Aranha

Mencionando diretamente o trabalho mais notável de Raimi, vamos falar da trilogia original do Homem-Aranha. Considerando que os três longas estrelados por Tobey Maguire estão entre os primeiros sucessos de bilheteria da Marvel, o cineasta é querido pelo estúdio. Embora seu estilo de abordagem nas produções anteriores não sejam compatíveis com o MCU, em Multiverso da Loucura Raimi não precisará se prender à uniformidade do resto da franquia. Inclusive, se o Multiverso realmente estiver fora de controle, existe a probabilidade de vermos Maguire retornar como amigo da vizinhança. Apesar de ser mera especulação, essa ideia não está num plano impossível.

E então, o que achou da contratação de Raimi? Na sua opinião, o que o diretor pode revolucionar no MCU? O que ele tem a oferecer para o filme? Será que Doutor Estranho será assustador? Quais referências Raimi ustiliará? Compartilhe sua opinião com a gente.


Próxima Matéria
avatar Letícia Dias
Letícia Dias
Trabalhando pra falar de super-heróis, filmes e séries em tempo integral | @letdiax
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest